Em destaque, Notícias

Acompanhe o IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos

 

Fonte: CFP

Nesta sexta (27mai) e sábado acontece o IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos, evento que celebra os 25 anos da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Conselho Federal de Psicologia CFP e ocorre, também, no marco dos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. O Seminário pode ser acompanhado pelo Youtube ou pelo canal de facebook do SinPsi-SP. A Presidente do SinPsi, Fernanda Magano, participa às 14 horas no “Diálogo ‘” (confira abaixo a programação completa).

Além de destacar o compromisso ético-político da Comissão de Direitos Humanos do CFP, a atividade pretende promover uma ampla reflexão sobre temas e desafios frequentes ao longo das últimas décadas e que seguem relevantes.

Nessa direção, são propostos diálogos acerca das ações afirmativas e de resistência em defesa da vida; o futuro da formação e da prática da Psicologia em interface com os direitos humanos; o cuidado e a proteção de grupos historicamente estigmatizados e possibilidades de enfrentamento das estratégias de gestão política baseadas no ódio e no medo. Será abordada ainda a defesa da democracia frente ao cenário imposto pela pandemia da Covid-19, que ocasionou uma das maiores crises sanitárias do século, bem como as ações que a atual gestão da CDH/CFP tem realizado e os desafios persistentes que merecem atenção.

O Seminário ocorre no Memorial Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília (campus Asa Norte) Transmissão ao vivo pelas redes sociais do CFP. Mais informações: cdh@cfp.org.br.

Confira a programação:
Sexta-feira, 27 de maio
Solenidade de abertura 9h40 às 10h30 – Homenagem: 25 Anos da CDH/CFP
10h30 às 11h10 – Conferência Magna: Radicalizar o direito à vida é semear futuros possíveis
11h30 às 12h – Apresentação cultural
14h às 15h30 – Diálogo 1: Ódio e medo como estratégias de gestão política: uso de desinformação para manipular as subjetividades
16h30 às 18h – Diálogo 2: Ações de radicalização: a Vida como potência
18h30 – Apresentação cultural


bado, 28 de maio
9h às 10h – Diálogo 3: O compromisso ético-político das CDHs: do passado ao presente
10h45 às 12h15 – Diálogo 4: Semeando futuros: o que afeta a contemporaneidade
12h45 às 13h – Atividade cultural
14h às 15h30 – Diálogo 5 Direitos Humanos e outras epistemologias
15h30 às 16h – Entrega do Prêmio Virgínia Bicudo
17h – Encerramento com atividade cultural Serviço IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos: Radicalizar o Direito à Vida é Semear Futuros Possíveis