Notícias

Alesp terá audiência pública para cobrar CPI da merenda

Está prevista a participação do secretário estadual da Educação

Na próxima terça-feira, 17 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) terá uma audiência pública, a partir das 14h, para pressionar pelo Plano Estadual de Educação do Fórum Estadual de Educação e a instalação de uma CPI que investigue os desvios de verba pública do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) direcionados à merenda escolar.

Para essa audiência está prevista a participação do secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, e de lideranças dos movimentos populares, como sindical e estudantil, que lutam pela qualidade na educação estadual.

Como tentativa de abafar os escândalos da Máfia da Merenda, o governo Alckmin resolveu apoiar, na última terça (10), a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Merenda, mas fez negociações entre os deputados para mudar o objetivo da investigação e tirar o foco da Secretaria Estadual de Educação, responsável pelos contratos suspeitos com os fornecedores da alimentação. Na negociação, o governo quer incluir as prefeituras não governadas pelo PSDB.

A audiência faz parte da agenda de mobilizações da Apeoesp e as entidades que compõem a Frente Brasil Popular São Paulo, que tem realizado diversas ações em defesa da democracia e que tendem a se intensificar por conta do golpe dado contra o governo popular e democrático da presidenta Dilma Rousseff.

Triste educação

A CPI da Merenda é pedida por estudantes, movimentos sindicais e sociais por conta das notícias de desvio dos recursos das merendas das escolas públicas. As suspeitas recaem sobre contratos superfaturados conduzidos pela pasta da Educação que fornecem merendas para creches e escolas públicas de ao menos 22 cidades, do interior do Estado.

As investigações apontam que o desvio pode ter alcançado R$ 25 milhões dos recursos dos cofres públicos que foram drenados para deputados da base do governador e funcionários de alto escalão, como Luiz Roberto dos Santos – vulgo “Moita”, acusado de negociar e coletar propina, quando exercia o cargo de chefe de gabinete da Casa Civil da administração de Alckmin.

Na gestão tucana, a população de São Paulo tem vivido uma crise na educação. No ano passado, por exemplo, Alckmin anunciou uma ‘reorganização’ escolar sem consulta pública que provocou grande mobilização social contrária à medida e muitas escolas foram ocupadas até que o governador recuasse do objetivo.

Na manhã desta sexta-feira (13), de forma autoritária, por não haver mandato judicial, a Polícia Militar invadiu, desocupou e prendeu mais de 50 estudantes que ocupavam três diretorias de ensino e o prédio da Escola Técnica de São Paulo (Etesp), na região central da capital, e que exigiam instalações, educação e merenda de qualidade na rede pública (confira vídeo da ação violenta da PM).

Serviço

Audiência Pública pela instalação da CPI da Merenda e pelo Plano Estadual de Educação do Fórum Estadual de Educação
Data: 17 de maio (terça-feira) às 14h
Local: Assembleia Legislativa de São Paulo (Av. Pedro Alvares Cabral, 201, Parque Ibirapuera – São Paulo/SP

Deixe um comentário