Notícias

Aliança Pela Infância faz mobilização para refletir sobre a importância de brincar

São Paulo – A Semana Mundial do Brincar (SMB), que começa neste domingo (24), promove em várias cidades do país uma mobilização em prol da infância, com atividades lúdicas e debates. Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de brincar, o evento pretende reunir até o dia 30 crianças de idades, condições físicas e culturas diferentes. A intenção é incentivar a prática de brincadeiras de forma coletiva, em espaços públicos e privados.

Para as crianças, diversão. Para os adultos, reflexão. Sob o tema “Para ter criatividade, resiliência e coragem é preciso brincar”, o evento também promove palestras e debates com diferentes atores que têm envolvimento com temas ligados à infância, como pais, educadores, médicos, comunicadores, representantes de instituições públicas e privadas, entre outros.

Promovida pela Aliança Pela Infância, uma rede internacional que atua facilitando a reflexão e ação das pessoas que se preocupam com esta fase da vida, a SMB foi idealizada em 2009 e sempre ocorre na durante a semana do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio.

O evento pretende lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo de brincadeira das crianças. “O brincar é um direito político das crianças que une, por meio da Semana do Brincar, parceiros com as mais distintas origens para fazer parte desta ciranda. É um caminho de transformação social que tem como missão honrar o direito de ser criança”, afirma a instituição em nota.

Para eles, é preciso que os adultos aprendam a respeitar os momentos das brincadeiras livres, para que elas “possam se desenvolver plenamente, de forma sadia, física e emocionalmente. Para que isso seja respeitado, é preciso que a sociedade atual tenha consciência e se preocupe em ter espaços públicos adequados e seguros para tornar viável esta necessidade vital do ser humano”, enfatizam.

Atividades

Em São Paulo, a abertura oficial da SMB será realizada das 10h às 14h no Centro Esportivo Raul Tabajara, na Barra Funda, com a participação da primeira-dama da cidade, Estela Haddad e representantes das secretarias municipais do Verde, dos Direitos Humanos, da Educação e dos Esportes. Com oficinas e espaços para brincadeiras livres, a abertura da SMB terá a participação da Orquestra da Associação Comunitária Monte Azul, da Legião da Boa Vontade (LBV), com atividades que estimulam a criatividade, do Ato Cidadão, com tendas de brinquedos para crianças de até 7 anos, além das comunidades boliviana e paraguaia, que farão apresentações de dança.

Durante toda a semana, o evento promove manhãs e tardes com oficinas e espaços abertos para brincadeiras, música, artes plásticas, teatro, danças, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e atividades livres em espaços lúdicos, com brinquedos não estruturados. As comemorações ocorrem em todos os 32 núcleos da Aliança pela Infância, espalhados por 13 estados brasileiros, e nas entidades e instituições que se inscreveram no evento.

As unidades do Sesc terão programação especial em todo o estado de São Paulo. O Museu de Arte Moderna (MAM) celebra a cultura da infância com brincadeiras que permitem o contato da criança com a natureza. A programação inclui uma vivência entre pais e filhos no Jardim de Esculturas, piquenique com desenhos comestíveis, composição de esculturas a partir de elementos da natureza e, no dia 30, a tradicional feira de troca de brinquedos.

O Instituto Alana, no Jardim Pantanal, terá show da banda Canudos Incríveis, oficina de grafite, de danças brasileiras, teatro de bonecos, ciranda de histórias, entre outras atrações. O espaço UmaPaz, no Parque Ibirapuera, promove brincadeiras e oficinas em três ambientes diferentes.

A programação completa da Semana Mundial do Brincar pode ser conferida no blog do evento. Todas as atrações são gratuitas.

 

Deixe um comentário