Notícias

Aluno da USP denuncia homofobia em show da Medicina

Em mais um caso relatado à CPI que investiga violações aos direitos humanos nas faculdades paulistas, aluno relata ofensas e humilhações em apresentação homofóbica

São Paulo – Em depoimento à CPI que investiga violações de direitos humanos na USP e em outras universidades paulistas, Felipe Scaliza, aluno do quarto ano de Medicina da USP, afirma que foi ridicularizado e humilhado em um quadro do Show Medicina, apresentação teatral feita por alunos da faculdade.

“Queria deixar claro a minha insatisfação, o quanto me senti ofendido com isso e a violência a que isso leva, o trauma que isso carrega, a difamação que isso traz para a carreira profissional. Não é fácil ver 400 pessoas aplaudindo, rindo de você por defender direitos humanos e eu acho que o Show Medicina endossou isso”, relata o estudante.

“A nossa tese é que esse último show foi homofóbico, foi para destruir uma pessoa, a sua carreira, sua vida, e destruir a possibilidade de ter outras formas de a pessoa expressar a sua natureza, a sua sexualidade”, indignou-se o deputado Adriano Diogo (PT), que preside a comissão.

Apesar das evidências, os integrantes do Show Medicina negam que as apresentações sejam preconceituosas, com teor homofóbico, racista e sexista.

Também em depoimento à CPI, o professor titular de clínica médica da USP, Milton Martins, que já foi satirizado muitas vezes, acha que as críticas aos professores são toleráveis, mas não admite que alunos sejam humilhados.

“Eu sempre achei que o show era um humor de certo viés conservador, e sei que, esse ano, o aluno a Felipe Scaliza, que está aqui presente, sentiu-se profundamente humilhado. O grande problema do show são os seus ensaios fechados que, em alguns anos, deram margem para que violência entre colegas ocorresse.”

Confira aqui a reportagem completa da TVT.

Deixe um comentário