Notícias

ANA ainda não recebeu da Sabesp plano para liberar segunda parte do volume morto

São Paulo – Até as 18h30 desta segunda-feira (6), a Agência Nacional de Águas (ANA) não havia recebido a nova versão do plano de operação da segunda cota do “volume morto” dos reservatórios do Sistema Cantareira da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A agência informou, por meio de nota, que recebeu, no último dia 26, o plano da Sabesp. Porém, três dias depois, a companhia enviou ofício avisando que o documento precisava de correções no método e modelo, e solicitou prazo de cinco dias úteis para a entrega de novos estudos.

Segundo a ANA, o plano e a as regras de funcionamento dos equipamentos de bombeamento, tanto os que já estão instalados quantos os que estão previstos para ser implementados, são essenciais para análise e autorização de uso do segundo “volume morto.”

Domingo (5), o Sistema Cantareira atingiu 5,8% da capacidade, batendo novo recorde negativo.

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) continua negando que há racionamento. Em entrevista coletiva realizada no dia seguinte à sua  reeleição, afirmou que “não há e não haverá racionamento” de água no estado. Apesar dos frequentes relatos de falta de água em diversos bairros da capital, Alckmin diz que são problemas “pontuais.”

“Não tem falta [de água]. Aqueles casos [apontados por consumidores] é só nos mandar que vamos verificar. A única hipótese para a falta é quando se troca de sistema. Mas é uma coisa pontual e transitória”, disse ele.

O governador reclama que há uma exploração política da situação. “Disseram que, em fevereiro, faltaria água, não faltou. Veio março, abril, maio, junho, julho, agosto e setembro. Acabou o inverno e já entramos na primavera e não vai faltar [água]. Temos uma reserva de mais de 200 bilhões de litros de água e nem pretendemos utilizar tudo isso.”

Alckmin também disse que, a partir do dia 30 deste mês, parte do volume do Sistema Guarapiranga passará a ser utilizado em complemento ao Cantareira, medida que será suficiente para não faltar água, segundo ele. “Temos também uma segunda reserva técnica cujas obras estão prontas”, acrescentou.

O bônus para consumidores que economizarem água será mantido, segundo Alckmin.

Deixe um comentário