Notícias

Aniversário de São Paulo será comemorado com homenagens, atividades culturais e esportivas

Shows, passeios e exposição entre as atividades gratuitas dos 461 anos da capital. Medalha 25 de janeiro homenageará os arquitetos Paulo Mendes Rocha, João Batista Vilanova Artigas e Lina Bo Bardi

O aniversário de 461 anos da cidade de São Paulo será comemorado com homenagens atividades culturais e esportivas e shows em diversas regiões da cidade. Veja aqui a programação completa.

A Secretaria Municipal de Cultura promoverá uma série de shows gratuitos em diversas regiões da cidade durante o fim de semana. Entre os principais destaques, estão o show da cantora Pitty no Parque Linear Rio Verde, em Itaquera, a partir das 20h do dia 24, e o show do cantor e compositor de Jorge Ben Jor no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, no domingo, a partir das 16h. Confira a programação cultural.

Para aqueles que pretendem aproveitar o feriado em passeios pela cidade, a Prefeitura promoverá uma “pedalada” que percorrerá os principais pontos turísticos da capital sobre duas rodas. A “Pedalada de Aniversário” é gratuita, acontece no dia 25 de janeiro pela manhã e deverá reunir 5.000 pessoas para percorrer um trajeto de 15,8 quilômetros, em um percurso que seguirá da Avenida Paulista até o Vale do Anhangabaú, passando pelo Centro Esportivo e de Lazer Tietê. Confira mais detalhes e saiba como se cadastrar.

Quem quiser passear pela cidade, mas não querem se arriscar sobre duas rodas, a São Paulo Transporte (SPTrans) realizará a 10ª edição do Passeio Turístico de Trólebus. O evento será gratuito e também no domingo, das 9h às 15h, com saídas a cada 4 minutos, do Pátio do Colégio.

O passeio, que já se tornou tradição, permite à população conhecer a cidade de forma diferenciada, usando o transporte público: dos tradicionais cartões postais às charmosas ruas antigas e edifícios que guardam um pedacinho da história. Entre os locais que integram o percurso, estão Mosteiro do São Bento, Edifício Martinelli e Edifício Itália.

O programa conta com guias de turismo especializados da SPTuris que, ao longo do trajeto pelo centro histórico de São Paulo, contam a história da cidade. Confira mais detalhes sobre o passeio no site da SPTrans.

Homenagens

A medalha “25 de janeiro” vai homenagear três arquitetos neste ano. O capixaba Paulo Mendes Rocha, 86 anos, será reconhecido pela relevância de sua atuação na cidade, com obras como o Museu Brasileiro de Escultura (Mube), a reforma da Pinacoteca do Estado e o projeto do Museu da Língua Portuguesa. Os modernistas Lina Bo Bardi (1914-1992), e João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), receberão homenagens in memoriam. Suas obras, como o Museu de Arte de São Paulo, projetado por Lina, e o estádio do Morumbi, desenhado por Artigas, marcam a arquitetura da cidade. A cerimônia será realizada na sede da Prefeitura, na região central. O decreto do prefeito Fernando Haddad que concede a homenagem a medalha foi publicado nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial da Cidade.

Além dos arquitetos homenageados com a Medalha, cidadãos que colaboraram com a história da cidade serão lembrados com uma exposição ao ar livre na avenida Paulista, com ilustrações criadas pelo caricaturista Caruso. Na mostra ‘Paulistanos Ilustres’ são apresentados personagens que batizam ruas que cruzam avenida-símbolo da capital. A proposta é, além da caricatura, apresentar um breve resumo de quem é o personagem e qual é a sua importância para a história de São Paulo. As imagens serão afixadas nos totens que já existem na Avenida Paulista. Nos casos onde não houver, serão produzidos totens exclusivos.

Ao todo, serão contempladas 22 vias, na Rua Bela Cintra, Peixoto Gomide, Osvaldo Cruz, Maria Figueiredo, Ministro Rocha Azevedo, Frei Caneca, Padre João Manoel, Joaquim Eugênio de Lima, Bernardino de Campos, entre outras. O objetivo é criar uma crônica da cidade, homenageando personalidades que dão nome a ruas que fazem parte do cotidiano dos cidadãos. A mostra segue até o dia 28 de fevereiro.

Programação inclusiva

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) promove atrações inclusivas de dança, música e pet terapia. No sábado (24), o Mercado Municipal recebe às 12h a Banda do Silêncio, projeto de música realizado por alunos ouvintes e não ouvintes de escolas da rede municipal. O Mercadão também será o palco, no domingo (25), às 11h, da apresentação de dança “Papos de Boteco”, espetáculo de dança dos alunos da APAE-SP, que farão uma homenagem a Adoniram Barbosa.

Também no domingo (25), o público do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Rubi, zona sul, poderá conhecer a pet terapia, que será apresentada pelo Grupo de Abordagem Terapêutica Integrada (GATI). Das 11h às 14h, pessoas com e sem deficiência poderão interagir com coelhos, porquinhos da Índia, cães, pássaros e jabutis. O CEU também oferecerá atividades educativas e lúdicas sobre prevenção da dengue.

Biodiversidade

A Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente preparou uma exposição sobre a biodiversidade na metrópole. A mostra de fotografias ‘Fauna Silvestre de São Paulo’ acontece de 25 de janeiro a 18 de março na sede da na sede da UMAPAZ, no Parque Ibirapuera, zona sul. A abertura da exposição gratuita acontece no feriado (25) das 10h às 12h. Segundo a Divisão de Fauna Silvestre da secretaria, já foram levantadas em São Paulo 372 espécies de aves, 83 mamíferos, 45 anfíbios, 40 répteis, 23 peixes e 126 borboletas. Os registros fotográficos foram feitos pelos próprios técnicos do órgão.

Confira a programação cultural

Palco Zona Oeste
Endereço: Largo da Batata

24/1

14h – Fanta Konatê
15h30 – Ilú Oba de Mim
16h30 – Negro Léo
18h – Patife Band
19h30 – Alice Caymmi
21h15 – Dona Onete

25/1 

14h – Pérola Negra
15h – Nômade Orquestra
16h – Jazz in Roots
16h30 – Chucrobillyman
17h – Metá Metá
19h – Nação Zumbi
Performances: Keröáska – formado por: Kaloan Meenochite, Pilantröpóv e Diego Monte Alto
Projeções: Luiza Šø, Gregorio Gananian, Gabriel Kerhart e Bruno Nogueira
Luzes: Paulinho Fluxus

Palco Zona Leste
Endereço: Parque Linear Rio Verde – Rua Tomazzo Ferrara, s/nº

24/1 

13h- Dead Rocks
14h- Mamagumbo
15h- Rafael Castro
16h30 – Jonnatan Doll
18h- Tigre Dente de Sabre
20h- Pitty

25/1 

12h30 – Capoeira União dos Palmares
13h – Parábola
13h40 – Capoeira União dos Palmares
14h – FL&Maskot
14h40 – Capoeira União dos Palmares
15h – Carolina Soares
15h40 – Samba Rock – Aula
16h – Velha Guarda do Camisa Verde convida Paula Lima
17h – Samba Rock – Aula
17h20 – Lei Di Dai
18h10 – Samba Rock – Aula
18h30 – De Menos Crime
19h30 – Intervalo
20h30 – Tribo de Jah

Palco Zona Sul
Endereço: Av. do Arvoeiro, s/n, Pq das Árvores, Grajaú

24/1

14h – Iara Rennó
15h30 – Tarântulas e Tarantinos
17h – Odair José
18h45 – Golpe de Estado
21h – Ira!
Intervalos: DJ Don KB

25/1 

Abertura – Capoeira
14h – Grupo Recepção
15h15 – Carlos Dafé
17h – Thaíde convida Detentos do Rap
8h30 – Pagode da 27 convida Sombrinha
19h45 – Almir Guineto
Intervalos: Costa Senna

Palco Zona Norte
Endereço: Final da Av. Engenheiro Caetano Álvares (Alt. Do nº 7.000) – Santana

24/1

13h – Planta e Raiz
14h – Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo
15h – Jica Y Turcão
15h30 – Karina Buhr
16h30 – Vivendo do Ócio
17h30 – Dance of Days
18h30 – Dead Fish
19h30 – Diabos Mutantes
20h – Krisiun
Apresentador: Lenda ZN

25/1

12h – Quilombo Hi Fi
13h – Jr. Dread
14h30 – Maneva
15h30 – Inventivos
16h30 – Green Team + Rincon
17h30 – Sombra
18h45 – Flora Matos
20h – Leandro Lehart
21h – Baile do Simonal
Apresentador: Lenda ZN

Centro
Centro Esportivo e de Lazer Tietê – Endereço: Avenida Santos Dumont, 843 – Luz

25/1

16h – Clube do Balanço e Jorge Ben Jor

Veja aqui as linhas de ônibus e de metrô para chegar aos palcos. 

Deixe um comentário