Notícias

Anjos Azuis

Anjo azul é uma expressão usada para crianças com autismo.  Azul se deve ao fato da incidência ser maior em meninos do que em meninas.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro 2007, o dia 2 de abril, como sendo o Dia Mundial do Autismo, têm por objetivo de conscientizar e chamar atenção da sociedade e do mundo sobre o autismo, pois esta síndrome atinge em media, 70 milhões de pessoas no planeta.

O diagnóstico de autismo é clínico, feito por diversos profissionais da saúde através da observação direta do comportamento da criança, juntamente com alguns testes e entrevista direta com os pais. Para isso, é necessário que a criança tenha apresentado algum sinal da síndrome tais como: dificuldade do contato visual, não sorrir, não demonstrar tristeza, demonstrar mais interesses por objeto do que por pessoas e tenha 2a 3 anos de idade, assim como falha na comunicação e pouca ou nenhuma interação social.
 
Autismo é conhecido como sendo a síndrome causadora dos problemas na comunicação, socialização e comportamentos. Sendo assim, o autista pode apresentar algumas características bem especificas como, isolar-se, movimentos repetitivos estereotipados dificuldades em expressar ideias, em socializar-se e expressar sentimentos e emoções.

Desta maneira, a criança autista poderá ignorar qualquer pessoa que esteja seu lado inclusive os pais. Isso é apenas uma das inúmeras dificuldades que os pais do autista enfrentam dia após dia. Às vezes, a própria família e em sociedade manifestam rejeição para como o autista.

Diante isto, o trabalho desenvolvido com a criança autista é focado na independência da mesma, no desenvolvimento intectual, ajudá-la a praticar tarefas sociais, por exemplo, ir ao cinema, motivá-lo a realizar tarefas básicas sozinha como vestir-se, alimentar-se e tomar banho entre outras.

Os pais devem sempre buscar mais conhecimento sobre a síndrome, verificar as perspectivas da escola, buscar ajuda com profissionais preparados para lidar com a criança autista.
O trabalho com a criança autista é com base nas necessidades de cada  um e deve contar com os pais, professores, intervenções do neuropediatra, psicomotricistas, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

A lei. Nº12. 764, de dezembro de 2012, institui a Política Nacional de Proteção dos direitos da Pessoa  com  Autismo. Art. 3o  São direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, ampara o portado de autismo por se tratar de dar
I – a vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer;
II – a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração;
III – o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, incluindo:
a) o diagnóstico precoce, ainda que não definitivo;
b) o atendimento multiprofissional;
c) a nutrição adequada e a terapia nutricional;
d) os medicamentos;
e) informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento;
IV – o acesso:
a) à educação e ao ensino profissionalizante;
b) à moradia, inclusive à residência protegida;
c) ao mercado de trabalho;
d) à previdência social e à assistência social.
Completando a lei em referencia. A lei nº13.370/2016
a Lei 13.370/2016, que reduz a jornada de trabalho dos pais de filhos autistas.
Referências:. Szobo Cleusa. O Autismo em questão 1º edição. Sp.
Brasil,  lei. Nº12.764, 27 de  dezembro de 2012.
——————- lei. Nº.12.764, 27 de dezembro de 2012

Deixe um comentário