Notícias

Apeoesp propõe plano de recuperação salarial à gestão Alckmin

Em audiência com o secretário da Educação, Herman Voorwald, nesta quinta-feira (6), o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) propôs um plano para recuperação salarial da categoria. Este foi um dos principais itens na reunião. “Deixamos claro que temos uma média de perda salarial de 34,3% e precisamos que seja feito um calendário de reposição desse prejuízo”, afirmou a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel. “Temos clareza de que há espaço para um plano.”

*Outros pontos*
Sobre a formação dos professores, Bebel pontuou ao secretário que o correto seria desvincular as provas de concurso público e manter uma escola de formação permanente para que o aprendizado tanto para o professor iniciante quanto ao experiente seja contínuo. “Não adianta ficar fazendo milhares de provas para constatar que existem problemas na formação”, disse.

Outro problema em que os professores puderam opinar no encontro foi a atribuição das aulas que, segundo a Apeoesp, está descentralizada e acarretando a falta de professores – inclusive para iniciar o ano letivo – e desorganização.

“Do jeito que está, acirrará as distorções. Alguns professores que não foram aptos por prova a lecionarem foram chamados a sala de aula para cobrir a falta (demanda) de profissionais”, criticou Bebel, que defende a prioridade ao tempo de serviço.

O secretário prometeu respostas a algumas das questões abordadas em um prazo de duas semanas e um calendário permanente de diálogo com a Apeoesp.

Deixe um comentário