Notícias

Apeoesp realiza assembleia na Praça da República para cobrar atendimento imediato das reivindicações da categoria

Na próxima quinta-feira, 25, a partir das 14 horas, os professores da rede estadual reúnem-se em assembleia estadual na Praça da República. Naquele momento, a diretoria estará reunida com o secretário da Educação, Paulo Renato Souza. “Será o ‘Dia do Basta'”, comentou a presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel. “Se não houver negociação e atendimento de nossas reivindicações, o ano letivo de 2010 não se iniciará”, completou Bebel.

Entre as principais reivindicações da categoria estão reajuste salarial de 27,5%; 6% das perdas de 2009; incorporação de duas gratificações, com extensão aos aposentados; fim da política excludente de “promoção por mérito”.

Os cerca de 2500 delegados da APEOESP que participaram da 4ª Conferência Estadual de Educação “Jane Beauchamp”, que aconteceu em Serra Negra (SP) entre os dias 17 e 19 de novembro, aprovaram o Plano de Lutas 2009/2010. Além das reivindicações salariais, da carreira e direitos profissionais, das avaliações excludentes, o Plano de Lutas, entre outros pontos, prevê a luta pela ampliação das verbas para a educação, visando garantir a aplicação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) no setor; pela destinação dos recursos do pré-sal para a educação; por mais creches e pré-escolas; contra a municipalização do ensino; pela autonomia das escolas para a formulação e aplicação do projeto político-pedagógico; pela limitação do número de alunos em sala de aula, de acordo com os seguintes parâmetros: nos anos iniciais do ensino fundamental, até 25 alunos por aula; nos anos finais, até 30 alunos; e no ensino médio, até 35 alunos por sala.

*As principais reivindicações*:

* Reajuste salarial para todos
* Abaixo a lei 1097/09 – que prevê reajuste salarial para “até”20% da categoria
* Não à provinha dos ACTs (Admitidos em Caráter Temporário)
* Pela garantia de direitos
* Concurso público classificatório

Deixe um comentário