Notícias

Apeoesp realiza manifestação contra provão dos professores temporários

Em reunião com cerca de 300 professores no último dia 8, a diretoria da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) aprovou a realização de uma manifestação na Praça da República nesta sexta-feira (15), a partir das 14 horas, contra a avaliação excludente promovida pela Secretaria da Educação imposta aos professores admitidos em caráter temporário (ACTs).

A prova aplicada aos ACTs nos dias 13 e 20 de dezembro demonstrou o total desrespeito com que os professores são tratados. Bibliografia e questões extremamente extensas, prazo exíguo para estudar e para realizar a prova, desorganização na escolha dos endereços onde aconteceram as avaliações (cerca de 600 professores não conseguiram chegar à unidade da Uninove da Vila Maria em função do grande congestionamento no entorno), ocorrências como troca de disciplinas foram alguns motivos que levaram a Apeoesp a ingressar com uma Ação na Justiça requerendo a anulação da prova.

Ainda no dia 8, uma comissão composta pela diretoria da Apeoesp e professores da base protocolaram um documento na Secretaria da Educação contendo as reivindicações da categoria e pedindo o agendamento urgente de uma reunião com o secretário Paulo Renato Souza. No documento, é solicitada a anulação da prova ou, no mínimo, que ela tenha caráter classificatório para a atribuição de aulas. É solicitada ainda que os cerca de 600 professores que prestariam a prova na unidade Vila Maria da Uninove possam fazê-la.

*Mobilização em 2010*
Basta! Em 2010 a educação vai parar! Esta foi uma das principais resoluções do plano de lutas aprovado por cerca de 2500 professores que participaram da 4ª Conferência Estadual de Educação, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro, em Serra Negra. “O ano letivo não se iniciará se o governo não atender nossas reivindicações, entre elas reajuste de 27,5%, incorporação de gratificações ao salário, com extensão aos aposentados; fim da política excludente de promoção por mérito”, confirmou a presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel. A diretoria da Apeoesp indicou o mês de março para início de uma greve. “Agora em fevereiro deveremos ter uma reunião do Conselho de Representantes que avaliará o calendário de mobilizações e nossas formas de mobilização e lutas”, completou Bebel.

Deixe um comentário