Notícias

Associado SinPsi paga meia em peça ‘Se fosse fácil, não teria graça’, sobre esclerose múltipla

O SinPsi dá meia-entrada para associados com acompanhante neste espetáculo teatral.

O autor e ator Nando Bolognesi, que descobriu ter esclerose múltipla aos 21 anos de idade, usa sua experiência como clown para contar, de maneira divertida, como superou as dificuldades impostas pela esclerose múltipla e como enfrenta as situações corriqueiras.

Baseado no livro Um palhaço na boca do vulcão (editora Grua), de Nando Bolognesi, o espetáculo Se fosse fácil, não teria graça teve a temporada prorrogada no teatro Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024, em Perdizes) e seguirá em cartaz todas às quintas-feiras, até o dia 3 de novembro (exceto nos dias 25 de agosto e 1º e 8 de setembro), às 21h. A peça já foi assistida por mais de 15 mil pessoas na Capital e em várias cidades do interior paulista. 

Para ter o desconto, o SinPsi disponibiliza voucher que deve ser retirado na sede do sindicato, à Rua Aimberê, 2053, pertinho do metrô Vila Madalena. Confirme aqui sua filiação e ganhe um par de vouchers, que deverá ser apresentado na bilheteria do teatro.

Sobre a peça

Se fosse fácil não teria graça é uma tragicomédia que pode ser considerada a primeira sitdowntragedy no Brasil, pois faz rir e chorar e convida o público a repensar o modo de estar no mundo e a enxergar a vida. O patrocínio é da Teva.

Na apresentação, o cômico profissional conta como descobriu, aos 21 anos, que tinha esclerose múltipla e narra, ironizando os fatos, como aprendeu a conviver com as limitações impostas pela doença.

Ele conta como tem transformado dificuldades, limites e crises em alegrias, desafios e realizações. O texto é engraçado, mas, também, humano e comovente, trazendo diversas reflexões sobre a vida, a morte, nosso lugar no universo e nossa relação com a alteridade.

Sobre o ator

Nando Bolognesi nasceu em maio de 1968. Ao descobrir que tinha uma doença degenerativa, progressiva, incurável e com potencial incapacitante resolveu dar uma virada na própria vida. Formado em economia na USP e em história na PUC, ingressou na concorridíssima Escola de Arte Dramática EAD-ECA-USP. Trabalhou no cinema, televisão e teatro com diretores consagrados como Laís Bodansky, Fernando Meirelles, Hector Babenco, Elias Andreato e Celso Frateschi, entre outros. Casou-se e adotou um filho.

Criou, integrou ou dirigiu diversos projetos, entre ele o Doutores da Alegria, o Cidadão Clown, o Fantásticos Frenéticos e o espetáculo Jogando no Quintal. Publicou o livro Um palhaço na boca do vulcão (ed. Grua) e, desde agosto de 2013, apresenta o espetáculo “Se fosse fácil, não teria graça” em teatros, empresas e universidades.

Sobre a esclerose múltipla

A esclerose múltipla acomete o sistema nervoso central e pode afetar o cérebro e a medula espinhal. Com o avanço da doença, os pacientes podem perder algumas capacidades físicas e cognitivas, manifestando-se de formas variadas em cada um.

Hoje o prognóstico da doença conta dos avanços da medicina, de novas abordagens terapêuticas e de tratamentos multidisciplinares que melhoram significativamente a qualidade de vida e o controle de surtos e sintomas dos pacientes.

Fonte: ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla.

Ficha Técnica
Se fosse fácil, não teria graça
Autor: Nando Bolognesi
Direção: Nando Bolognesi
Assistente de direção – Élida Marques
Elenco: Nando Bolognesi
Produção: Joca Paciello e Élida Marques Prod. Art. Ltda
Duração: 80 m
Censura: 14 anos

Serviço
Se fosse fácil, não teria graça
Temporada: Quintas-feiras até 3/11 (exceto dias 25/8, 1º e 8/9)
Teatro Tucarena: Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo (entrada pela Rua Bartira)
Telefone: 3670-8453
Horário: 21h
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)

Deixe um comentário