Notícias

Atividades marcam o Dia Nacional de Visibilidade Lésbica em São Paulo

Evento que busca reafirmar a identidade de mulheres lésbicas e bissexuais ocorre no Largo do Arouche, no centro

São Paulo – A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo promove entre hoje e amanhã (28 e 29), a partir das 19h, no Largo do Arouche, região central, uma série de atividades que marcam o Dia Nacional de Visibilidade Lésbica, comemorado neste sábado.

Os eventos visam a “reafirmar a identidade de mulheres lésbicas e bissexuais para enfrentar o machismo e a heteronormatividade”, diz o coordenador municipal de políticas LGBT, Alessandro Melchior, em entrevista para a Rádio Brasil Atual.

“Realizamos os eventos em momento especial. Esta semana foi aprovado o Plano Municipal de Educação, que tem uma série de avanços, mas tem pontos extremamente complicados no que tange à questão de diversidade e gênero”, diz o coordenador do Centro de Cidadania LGBT. “Estamos tentando de alguma forma nos contrapor à agenda conservadora que existe na sociedade.”

As atividades passam por debates com ativistas do movimento LGBT, sarau e música com artistas engajadas. Para Ruth Alonso, da União das Mulheres de São Paulo, que participará das atividades, existe a necessidade de afirmação da identidade LGBT. “Quando eu não posso, com a pessoa que eu amo, dar as mãos ou beijar na rua, estou sendo criminalizada por ter uma orientação sexual diferente”, afirma.

Ouça aqui a entrevista na íntegra.

Deixe um comentário