Notícias

Ato nesta sexta marca dia da luta antimanicomial contra retrocessos

No mês em que a luta antimanicomial completou 30 anos, em dezembro de 2017, o governo ilegítimo de Michel Temer, representado pelo então ministro da saúde Ricardo Barros e pelo coordenador nacional de saúde mental Quirino Cordeiro, anunciou a implantação de uma “nova política nacional de saúde mental”, a partir da portaria nº 3.588, deflagrando duro golpe aos direitos dos usuários dos serviços de saúde mental, álcool e drogas.

Isso, somado ao golpe na saúde pública, que vai ter seus investimentos congelados por pelo menos 20 anos, é mais um obstáculo na luta Antimanicomial no país. Por isso os movimentos da psicologia estarão nas ruas, nesta sexta-feira (18) para defender a saúde pública e se posicionar contra essa nova política de saúde mental.  

O médico sanitarista, professor de PUC Campinas e Vereador pelo PT, Pedro Tourinho reforça o momento de unidade na luta contra os retrocessos patrocinados pelo arranjo neoliberal do governo Temer e de seus ministérios.

“A agenda de destruição de direitos pós-golpe é inclemente. Os militantes da luta antimanicomial, da reforma psiquiátrica e que defendem o Sistema Único de Saúde tem como principal tarefa nesse momento construir fortes frentes de unidade nas lutas. Apenas unidos é que vamos ter forças pra barrar, atrasar ou mudar a direção dos processos de destruição de direitos que tem sido protagonizados pelo governo Temer e por todos os governos que seguem essa agenda em todo o Brasil”, disse.

Mês de maio começou com evento em Sorocaba

O SinPsi esteve presente, no último dia 3 de maio, no debate que fez parte da Caravana da Luta Antimanicomial e Direitos Humanos, no campus da Universidade Federal de São Carlos, em Sorocaba. A diretora do SinPsi Tamiris Mazetto e a presidenta Fernanda Magano estavam presentes.

Fernanda reforça a conquista dos movimentos por conta do fechamento de 4 hospitais psiquiátricos na cidade, mas aponta que ainda há muito a se fazer. ” Iniciar  as Atividades  do Mês  da Luta Antimanicomial  em Sorocaba  é  de grande relevância, pelo fechamento  dos 04 hospitais da região em cumprimento  ao TAC, para nos estimular na continuidade dos enfrentamentos que temos a fazer aos novos manicômios em formato de Comunidades Terapêuticas ”  , encerrou.

A Praça Mário Covas receberá uma feira a partir das 8h da manhã. O ato, que vai do MASP até o escritório da presidência, na Avenida Paulista, sairá as 14 horas.

Deixe um comentário