Notícias

Atuação profissional em casos de violência contra a mulher

Medida visa aperfeiçoamento das recomendações a psicólogas e profissionais de saúde em casos de violência contra a mulher

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai abrir consulta, via Conselhos Regionais de Psicologia, para elaborar proposta de resolução com normas de atuação para psicólogas (os) em relação ao atendimento a mulheres em situação de violência. A conselheira Clarissa Guedes, do CFP, explica que o objetivo é ampliar o debate para construir a norma. “É essencial discutir o tema com a categoria e a sociedade”.

A minuta de resolução será analisada na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf) de maio de 2018.

O CFP atua em quatro espaços de proteção dos direitos da mulher: na Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu); no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM); e no Grupo de Estudos sobre o Aborto (GEA). Além disso, o CFP assinou, em agosto deste ano, o “Alerta Feminista”, em favor dos direitos das mulheres para a legalização do aborto. O documento, iniciativa da Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto, foi criado para reforçar a luta do movimento feminista diante do atual cenário político.

Deixe um comentário