destaque

Audiência debate PL das 30h e piso salarial

A Câmara Federal promoveu no dia 30.ago audiência pública para debater os projetos de lei 2079/19, que trata do piso salarial da categoria dos psicólogos/as e o PL 1214/19, que define a jornada de 30 horas semanais de trabalho. O primeiro Pl é de autoria do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) e o segundo da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que foi uma das autoras do requerimento para realização da audiência pública.

Participaram do debate a presidente do SinPsi e vice-presidente da FENAPSI (Federação Nacional dos Psicólogos), Fernanda Magano, a presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Arcoverde, a presidente do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos do Distrito Federal, Tamara Levi e a presidente do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, Thessa Guimarães.

Cada oradora destacou aspectos positivos da aprovação de ambos os projetos. Ana Sandra, do CFP, lembrou que a redução da jornada de trabalho é uma luta histórica de várias categorias visando a uma melhor qualidade de vida das trbalhadoras e trabalhadores. Segundo ela, “a Psicologia tem peculiaridades que fazem da redução da jornada de trabalho mais do que um sinal de desenvolvimento social, é uma necessidade para assegurar e proteger a saúde física e mental dos profissionais”.

A presidente do SinPsi, Fernanda Magano, também destacou a importância da redução da jornada e do estabelecimento do piso salarial em R$ 4.650,00 (conforme o PL), mas alertou para a resistência que o movimento sindical encontra por parte do patronato no momento de negociação. A íntegra da fala de Magano pode ser conferida no vídeo a seguir:

Fernanda Magano, presidente do SinPsi, durante audiência na Câmara Federal. 30.ago;21

A audiência teve duração de quase duas horas e a participação de mais de mil pessoas, o que demonstra a relevância do tema. Clique aqui para acessar a íntegra da audiência.

Related Posts