Notícias

Campinas sedia XIX Congresso Mundial de Educadores e Educadoras Sociais

O XIX Congresso Mundial de Educadores e Educadoras Sociais começou na manhã desta segunda, dia 10 de abril. Contando com participação de membros de 24 países, o evento foi aberto por Benny Andersen, presidente da AIEJI (Associação Internacional de Educadores Sociais), e ocorre no Centro de Convenções da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A Secretária de Políticas Sociais do SinPsi, Cinthia Vilas Boas, faz parte da organização do evento e é a mestre de cerimônias de todo o evento. 

Além de Andersen, a mesa contou com Álvaro Crosta, vice-reitor da Unicamp, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dirce Djanira, diretora da Faculdade de Educação da Unicamp, Valéria Aroeira, doutora em Educação, Juliana Rodrigues e Celso Ribeiro.

“Educadores sociais são profissionais que trabalham com crianças, adolescentes e adultos, pessoal ou coletivamente, e que demandam ações socioeducativas. Estes educadores atuam em diferentes contextos através de ações individuais, comunitárias ou em instituições residenciais, respeitando a ética profissional. Exercem diferentes funções na prática educativa, na direção de programas, na formação, na pesquisa e na realização de ações como especialistas, no âmbito socioeducativo”, afirmou Andersen.

Benny Anderson reiterou que o reconhecimento do trabalho do educador social é um dos grandes desafios. “O trabalho às vezes é invisível para o público, mas tem grande impacto junto aos mais vulneráveis”, lembrou o presidente da AIEJI.

O presidente da AIEJI nota que a globalização trouxe novos desafios para o trabalho dos educadores e educadoras sociais, na medida em que colocou o mercado como prioridade e levou à privatização de muitos serviços, diminuindo o acesso dos setores mais vulneráveis a recursos que devem ser comunitários.

O XIX Congresso Mundial de Educadores e Educadoras Sociais continua nesta terça e quarta-feira. Acompanhe a transmissão ao vivo, clicando aqui ou aqui.

 

Deixe um comentário