Notícias

Caravana em Defesa do SUS mobiliza trabalhadores da saúde por um sistema digno e que contemple toda a população

Na última quinta-feira (8), profissionais da área da saúde, representantes dos movimentos social e sindical, da sociedade civil e vários deputados lotaram o Auditório Franco Montoro, na Caravana em Defesa do SUS.

O encontro é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com o Ministério da Saúde. A idéia é discutir os problemas e os avanços do SUS em cada Unidade da Federação. Depois, todas as propostas serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília, no mês de dezembro.

A Caravana contou com a participação do SinPsi, defendendo um Sistema Único de Saúde voltado a população e não aos interesses privados. “Foi um momento dos usuários e trabalhadores dos serviços de saúde refletirem sobre os problemas de saúde em São Paulo e apresentarem suas propostas”, destaca Fábio Souza, vice-presidente do SinPsi.

Entre os palestrantes do evento, Antonio Alves de Souza, secretário de gestão estratégica e participativa do Ministério da Saúde, explicou que um dos pontos importantes é o lançamento da Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além da Campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet.

O presidente do CNS, Francisco Batista Junior, esclareceu que a Caravana é um fato novo no sistema de saúde. “Aprovamos um documento que possa ser apresentado ao presidente Lula e à Câmara Federal, sugerindo medidas que entendemos que devem ser colocadas em prática imediatamente para resgatar a qualidade de funcionamento do SUS. O sistema, sendo universal e integral, é muito ambicioso. Entretanto, é sub-financiado, comparado com países como Argentina e Chile, o recurso que é destinado ao programa de saúde no Brasil é muito menor”, enfatizou.

Maria Aparecida Faria presidente da CNTSS/CUT frisou sobre a importância de todos aderirem a Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade e criticou a ausência de participação do Conselho Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, na sua omissão em recepcionar a Caravana do SUS .

Deixe um comentário