Notícias

Cartilha sobre assédio moral será lançada terça (9) na CUT São Paulo

Iniciativa da Fetam e do Sintapp, publicação visa debater e construir estratégias de combate ao assédio moral no serviço público

A Federação dos Trabalhadores na Administração e do Serviço Público Municipal no Estado de São Paulo (Fetam) lança na próxima terça-feira, 9 de dezembro, a segunda edição da cartilha Assédio moral no serviço público é crime…denuncie!. O coquetel de lançamento será a partir das 16h, no saguão da CUT São Paulo, com a participação de sindicatos cutistas. 

A publicação tem como objetivo ampliar o debate e construir, coletivamente, novas estratégias de combate à prática de assédio moral, definido como “qualquer conduta abusiva (gestos, palavras, escritos, comportamentos, atitudes, entre outros) que, intencional e frequentemente, fira a dignidade e a integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando o trabalhador (a) ou degradando o clima de trabalho”.

Entre outras formas, o assédio moral se manifesta quando o trabalhador (a) é sobrecarregado; retirado de suas funções, com tarefas que não condizem com seu cargo; é isolado e tem seu trabalho subestimado. No serviço público, apesar da estabilidade, o assédio pode se expressar de formas sutis, como na avaliação de desempenho e nas promoções, colocando o servidor (a) a disposição, obrigando a execução tarefas com prazos impossíveis de serem cumpridos.

Revista íntima, ameaças públicas de demissão ou transferência, restrição de uso do banheiro, câmeras em vestiários, exoneração sem razão plausível, metas irreais e violação da intimidade estão entre outras situações que caracterizam o assédio. 

A cartilha foi elaborada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente e Região (Sintrapp)

Lançamento da cartilha “Assédio moral no serviço público é crime…denuncie!” 

Dia/hora: 9 de dezembro, a partir das 16h
Local: Saguão da CUT São Paulo
Rua Caetano Pinto nº 575 – Brás – São Paulo/SP
Confirmação de presença no e-mail: assessoria@sintrapp.com.br

Deixe um comentário