Notícias

CEP inicia seminário sobre medicalização

O Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP) realiza, a partir do dia 29 de setembro, o seminário teórico “Psicanálise e medicina: os desafios da medicalização do mal-estar”, de 9h às 11h, ministrado por Paulo Schiller, pediatra, psicanalista, professor.

Dirigido a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde, o seminário consta de um total de 9 aulas, onde serão discutidos, entre outros temas, as diferenças entre parecer e ser; a epidemia das depressões; a epidemia de diagnósticos na infância, como o TDAH; os excessos da medicalização; e as diferenças entre controle e cura.

Segundo Lacan, a Psicanálise nasceu para resgatar o sujeito do inconsciente, excluído pelos avanços da medicina. Freud criou uma clínica da escuta, que se contrapunha à primazia do olhar, empenhada cada vez mais em “medir e ver” a intimidade do organismo.

Por meio de centenas de diagnósticos, confundidos com sintomas, os manuais de psiquiatria buscam um ideal de objetividade para a prescrição da droga mais adequada.

Nesse cenário, ganha importância decisiva a acolhida do sujeito portador do mal-estar da existência, dono de um corpo feito para gozar, mobilizado por pulsões e não por instintos.

A carga horária do seminário é de 18 horas, com aulas somente às terças-feiras. O custo fica em três mensalidades de R$ 320. Alunos do CEP têm desconto e pagam três mensalidades de R$ 275.

Paulo Schiller é convidado do Curso de Introdução à Psicanálise para Pediatras, do Instituto Sedes Sapientiae. Autor do livro “A Vertigem da Imortalidade: Segredos, Doenças”, ed. Cia. das Letras. Foi, durante 12 anos, coordenador do Serviço de Psicologia e Psicanálise do Departamento de Oncologia Pediátrica da UNIFESP.

Para mais informações, ligue para (11) 3864-2330 / (11) 3865-0017 ou mande e-mail para cep@centropsicanalise.com.br/. Para conhecer outros cursos oferecidos pelo CEP, clique aqui.

O CEP fica à Rua Alm. Pereira Guimarães, 378, Pacaembu – São Paulo – SP.

Deixe um comentário