Notícias

CFP articula plano de ação com regionais e apoia estudo sobre a dimensão subjetiva das emergências no RJ

O Conselho Federal de Psicologia informa às psicólogas e aos psicólogos as ações em curso para apoio às comunidades afetadas pelas chuvas que vêm deixando centenas de mortos e milhares de desabrigados no sudeste do país. O CFP – em conjunto com os Conselhos Regionais situados nos estados brasileiros mais afetados em 2011– vem buscando construir respostas  efetivas, que possibilitem a contribuição organizada da Psicologia.
 
Assim, o Conselho financia a ida de pesquisadores do grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped), da Universidade Federal de São Carlos (SP), à região serrana do Rio de Janeiro, para produzir diagnóstico sobre dimensões sociológicas de atendimento público aos afetados pelas chuvas. De acordo com a coordenadora do estudo, Norma Valêncio, a equipe vai analisar as dimensões micro sociais – referentes a questões materiais, simbólicas e relacionadas ao bem estar dos indivíduos e dos grupos familiares – e as dimensões macro sociais – observando as interações e os discursos que, no âmbito sociopolítico, estejam colocados para a promoção ou para a obstrução das medidas de reabilitação dos grupos severamente afetados, que são os desalojados e desabrigados.

O diagnóstico está sendo realizado a pedido do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e o CFP financiará a viagem de três pesquisadores.

A partir da pesquisa, multiprofissional, será possível planejar a ação do poder público – e dos Conselhos de Psicologia – com medidas voltadas ao apoio às pessoas e famílias afetadas, com foco na dimensão simbólica da situação de desastre.

Plano de ação
Até o início da próxima semana, serão construídos, em conjunto com os Conselhos Regionais, planos de ação da Psicologia em Minas Gerais (CRP 04), Rio de Janeiro (CRP 05), São Paulo (CRP 06) e Espírito Santo (CRP 16). O objetivo é definir estratégias de atuação dos Conselhos de Psicologia para apoio à população nos locais que passam por situações de emergência.

Em 2010, quando fortes chuvas provocaram situação de emergência no nordeste do Brasil, o CFP realizou, em conjunto com o Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP 02), oficinas sobre a prática da Psicologia nas Emergências e Desastres, voltadas para psicólogos que atuam nessa área e com o intuito de permitir espaços de trocas de experiências e qualificação da atuação profissional.

Para o Conselho Federal de Psicologia, a contribuição da profissão para a diminuição do sofrimento das populações afetadas pelas chuvas é expressão concreta do compromisso social da Psicologia, para além da essencial solidariedade com os grupos que enfrentam a situação de emergência.

Deixe um comentário