Notícias

CFP e MDS avaliam Documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas (os) no CREAS

O documento será lançado no ano que vem

Representantes do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) avaliaram, na semana passada, o Documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas (os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS. O documento tem como objetivo ser um recurso para qualificação e orientação da prática profissional da(o) psicóloga(o) nas diferentes ações da Política da Assistência Social.

Elaborado por uma comissão de especialistas, historicamente reconhecida por sua competência em promover a reflexão dos profissionais da Psicologia, o documento vai refletir os interesses dos profissionais de Psicologia. E tem a finalidade de apresentar propostas técnicas e éticas para o desenvolvimento de uma prática psicológica qualificada no campo das políticas públicas. A publicação, que já passou por consulta pública, deve ser lançada conjuntamente com o MDS no início do ano que vem.

Segundo a conselheira do CFP Márcia Mansur, “a reunião com o MDS foi muito positiva, e dela tiramos vários encaminhamentos para pautas conjuntas entre o MDS e o CFP”. Além do lançamento do documento, haverá também a promoção de eventos em conjunto para discussão de temáticas que articulam a Psicologia e a política de Assistência Social, como os desafios do trabalho interdisciplinar, a articulação com a rede de proteção, a relação com o judiciário, entre outros.

“A Psicologia tem muito a contribuir com a política pública de assistência social, e nosso objetivo com as ações do Crepop é garantir esta aproximação para construção conjunta de ações e propostas que tenham como objetivo final um atendimento integral e de qualidade as pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social”, destacou a conselheira.

Deixe um comentário