Notícias

CFP lança campanha Não à Medicalização da Vida

O Conselho Federal de Psicologia lança, nesta quarta-feira, 11 de julho, às 14 horas, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, a campanha “Não à Medicalização da Vida”.

A campanha será iniciada com o debate sobre o tema da medicalização da educação nas escolas, que se tornou um problema de saúde pública e coletiva, no Brasil e no mundo, dada a incidência de crianças, adolescentes e jovens sendo excessivamente medicalizadas para aumentar o rendimento escolar e para se adequar aos padrões de adaptação produtiva e de docilidade exigidos pela sociedade atual. A campanha será ampliada para outras temáticas.
“A medicalização é questão de debate público interdisciplinar no campo dos Direitos Humanos e da Educação. A medicalização é um fenômeno amplo em suas implicações sobre a organização da sociedade, suas instituições e sobre a formação dos sujeitos, exercendo força sobre a organização cotidiana do ambiente escolar, familiar e laboral; sobre a regulação do comportamento social e a formação de identidades e, em sentido mais amplo, sobre o potencial de manifestação de grupos e de reconhecimento político de direitos”, afirma a conselheira do CFP Marilene Proença.
Participam da audiência a conselheira do CFP, Marilene Proença; a professora do Departamento de Pediatria da Unicamp, Maria Aparecida Moisés; a representante da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), Sílvia Maria Cintra da Silva; e representantes do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Conheça mais sobre o tema:
Episódio 4 da série drogas e cidadania em debate, que trata do tema Medicalização e Sociedade – clique aqui
Serviço:
Data: 11 de Julho de 2012
Horário: 14 horas
Local: Câmara dos Deputados, anexo II, plenário 9

Deixe um comentário