Notícias

CFP lança o livro ‘Suicídio e os Desafios para a Psicologia’

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lança no dia 18 de dezembro o livro “Suicídio e os Desafios para a Psicologia”. O evento acontecerá na sede do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-07), às 18h. A conselheira federal Ana Luiza Castro representará a autarquia na cerimônia.

Além do Rio Grande do Sul, o lançamento da publicação também está previsto para ser realizado nos Conselhos Regionais dos estados dos demais psicólogos (as) que participaram dos debates.

A publicação é fruto de dois debates online realizados pelo CFP sobre transcrição dos debates online “Suicídio: uma questão de saúde pública e um desafio para a Psicologia clínica” e “Suicídio: o luto dos sobreviventes”, realizados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 24 de julho e no dia 21 agosto de 2013.

A expectativa é que o livro sirva de referência para as (os) psicólogas (os) que atuam na área, na formação de políticas públicas que busquem dar assistência à questão do suicídio com análises sociais e psicológicas aprofundadas, voltadas para dirimir esse tipo de situação.

A publicação “Suicídio e os Desafios para a Psicologia” registra o último texto da psicóloga uruguaia Blanca Susana Werlang, que morava no Rio Grande do Sul e faleceu no mês de novembro, em decorrência de um câncer. Blanca era doutora em ciências médicas e saúde mental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e uma das participantes do primeiro debate online.

O livro também traz falas do psicólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Nilson Brerenchtein Netto (MS), da psicóloga e especialista em Psicologia Hospitalar, Soraya Carvalho Rigo, da Bahia, do doutor em Psicologia Clínica, Marcelo da Silva Araújo Tavares, do Distrito Federal, da doutora em Psicologia, Lúcia Cecília da Silva, do Paraná, e do PhD em antropologia com ênfase na antropologia médica e etnopsiquiatria, Carlos Coloma, do Mato Grosso do Sul.

Serviço
Lançamento do livro “Suicídio e os Desafios para a Psicologia”
Data: 18 de dezembro
Horário: 18h
Local: sede do CRP-07 – Av. Protásio Alves, 2854/301 – Porto Alegre/RS

Deixe um comentário