Notícias

CFP participa de lançamento da Frente em Defesa da Reforma Psiquiátrica

Reforço na Luta Antimanicomial, Frente Parlamentar Mista será lançada dia 15, às 14h, na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizará nos dias 15 e 16 de maio atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. Na quarta-feira (15), será lançada a Frente Parlamentar Mista da Câmara e do Senado em Defesa da Reforma Psiquiátrica, às 14h, no Salão Nobre, da Câmara dos Deputados. Na quinta-feira (16), acontecerá uma sessão solene em homenagem à Luta Antimonicomial, às 9h, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara. O Conselho Conselho Federal de Psicologia (CFP) participará das atividades.

O objetivo da Frente Parlamentar Mista no âmbito do Congresso Nacional é fazer um contraponto às medidas tomadas pelo governo federal que alteram a Política Nacional de Saúde Mental. As iniciativas são apoiadas pelo CFP.

Segundo a organização do evento, a ideia é destacar diversos aspectos sobre a Reforma Psiquiátrica, como a urgência da implementação das diretrizes dessa política com foco na humanização do atendimento e no combate a violações de Direitos Humanos.

Dia Nacional de Luta Antimanicomial

A data foi instaurada em 1987 em Bauru (SP), durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, dando visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial. O lema “Por uma sociedade sem manicômios”, inaugurou uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica no Brasil. Seus objetivos são propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

Deixe um comentário