Notícias

CFP promove debate online sobre Psicologia de Trânsito

Documento é um dos resultados dos seminários realizados em todos os estados do país entre junho e agosto deste ano e deve ser entregue, em momento posterior, a diversas autoridades

Com o objetivo de produzir referências e ampliar as questões sobre a Psicologia   do Trânsito, será realizado, no dia 21 de novembro, das 19 às 21h15,  um debate online pelo site do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Esta é uma das atividades propostas por seminários realizados em todos os estados do país entre junho e agosto de 2012 que elaboraram uma cartografia  de demandas da psicologia brasileira, que integram o Relatório Final a ser entregue ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran), Ministério das Cidades, Ministério da Saúde e  Ministério da Justiça, entre outras entidades.

Logo na abertura do debate, a presidente do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16),  Andrea Nascimento, irá apresentar alguns resultados do relatório, ampliando a discussão sobre o tema da Mobilidade a partir dos debates regionais . Em seguida, propostas para a formação em avaliação psicológica e avaliação de motoristas no Brasil serão tema de discussão pelo representante do CFP na Câmara Temática da Saúde e do Meio Ambiente do Denatran, Fabían Rueda.

Às 19h50, o psicólogo especialista em trânsito Fábio Henrique de Cristo abordará o tema  “Propostas para a Psicologia do Trânsito: uma Ciência em Constante Construção”. A representante do Ministério da Saúde, Marta Silva, também será uma das palestrantes, e irá abordar como tema as  proposições para a prevenção de acidentes de trânsito.

O debate será realizado ao final do evento, quando as perguntas virtuais e presenciais serão respondidas e contará também com a presença do diretor do Denatran, Júlio Arcoverde.

Sobre o seminário

O Seminário Psicologia do Trânsito em trânsito pelo Brasil surgiu a partir de uma deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia de trabalhar temas amplos do trânsito, incluindo a atuação da (o) psicóloga (o)  no contexto do trânsito, processo de avaliação para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o título de especialista e a mobilidade urbana.

Participe da importante discussão da Psicologia do Trânsito no Brasil! Venha contribuir com perguntas e comentários, que serão respondidos durante o debate pelo email [email protected]

Programação

DEBATE ON LINE- PSICOLOGIA DO TRÂNSITO EM TRÂNSITO PELO BRASIL

19h – Abertura com a Conselheira Federal Roseli Goffman dando boas vindas e apresentação dos palestrantes

19h10 – Andréa dos Santos Nascimento:  Apresentação dos objetivos e resultados do Relatório proveniente dos Seminários de Psicologia do Trânsito em  Trânsito pelo Brasil (2012).

19h30 – Fabián Marin Rueda: Propostas para a Formação em Avaliação Psicológica e Avaliação de Motoristas no Brasil

19h50 – Fábio Henrique de Cristo: Propostas para a Psicologia do Trânsito: uma Ciência em Constante Construção

20h10 – Marta Silva – Ministério da Saúde: Propostas da Saúde para Prevenção de Acidentes de Trânsito

20h30 – ABERTURA DO DEBATE COM A PRESENÇA DO DIRETOR DO DENATRAN Dr. Júlio Arcoverde

21h15 – ENCERRAMENTO

Deixe um comentário