Notícias

CFP promove Seminário Nacional de Encerramento do Ano Temático

O Conselho Federal de Psicologia organizou, nos dias 23 e 24 de março, o Seminário de Encerramento do Ano Temático, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP)  em Brasília. O seminário contou com transmissão ao vivo pela internet e chegou a mais de 1200 pontos conectados.
 
A mesa do primeiro dia foi coordenada pela conselheira do CFP Ana Paula Noronha e teve como convidados o coordenador da Comissão de Direitos Humanos do CFP, Pedro Paulo Bicalho, que destacou a importância de se pensar a avaliação psicológica como um processo complexo, com diversas demandas.

A presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRO), Deise Amparo,  contribuiu para as discussões da mesa alertando para alguns problemas detectados na área de avaliação psicológica, como a falta de uma formação mais qualificada e uma maior valorização, integração e aprimoramento do ensino, técnicas e especializações.

Já a presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), Caroline Reppold, discutiu questões éticas ligadas à área da avaliação psicológica. Segundo ela, a psicóloga e o psicólogo devem atuar com responsabilidade por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e prática. “O exercício equivocado da avaliação psicológica é motivo para a maioria das denúncias recebidas pelo CFP”, afirma.

Segundo o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, o Seminário de Encerramento do Ano Temático atendeu as expectativas:  “Fechamos com chave de ouro o Ano Temático. Conseguimos  reunir todas as nossas diferenças, pontos de convergência e produzimos  resultados que vão ajudar o Sistema Conselhos a avançar mais ainda na discussão da Avaliação Psicológica para a profissão”, finaliza.

Deixe um comentário