Notícias

CFP realiza seminário Segurança Pública e Construção de Subjetividades, preparatório para a I Conseg

No intuito de começar a delinear uma política específica para a área da segurança pública no Sistema Conselhos, o Conselho Federal de Psicologia, em parceria com o Ministério da Justiça, realizará em Brasília o Seminário Temático intitulado “Segurança Pública e Construção de Subjetividades” – evento preparatório da I Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg).

O Seminário, que vai acontecer no dia 21 de junho, de 8h30 às 17h30, pretende estabelecer diálogos entre a categoria dos psicólogos, trabalhadores da segurança pública e sociedade civil a partir do acúmulo na temática direitos humanos produzido pelo Sistema Conselhos e dos textos orientadores da I Conseg.

As inscrições estão abertas. Para se inscrever, clique aqui.

Após debate que dará início aos trabalhos, os participantes dividem-se em quatro oficinas, relacionadas aos eixos da Conferência:

As oficinas do seminário abordarão, separadamente, quatro dos sete os eixos temáticos da Conferência:
– Valorização profissional e otimização das condições de trabalho;
– Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz;
– Diretrizes para o sistema penitenciário
– Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Os resultados do evento serão sistematizados em um caderno temático e servirão de subsídio para a realização da etapa nacional da 1ª Conseg.

*I Conferência Nacional*
A I Conseg será realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, em Brasília, com o desafio de construir uma política de segurança que valorize a gestão pautada na promoção dos direitos humanos e na valorização profissional.

As etapas municipais acontecem entre abril e maio e as estaduais entre junho e julho. O envio de representantes das etapas estaduais para a nacional seguirá o critério de faixa populacional de cada unidade da Federação. Essas etapas também definirão propostas regionais que poderão ser aprovadas e integradas às deliberações da I Conseg.

É importante que psicólogas e psicólogos participem destas etapas, o que permitirá que os temas de intersecção entre psicologia e segurança pública sejam encaminhados das Conferências Estaduais para a Nacional.

Os próximos eventos estaduais estão previstos para acontecer em Goiás, de 05 a 07 de junho, no Amapá, de 15 a 17 de junho, no Rio de Janeiro, de 16 a 18 de junho e no Mato Grosso, de 18 a 20 de junho.

Outros eventos preparatórios além dos Seminários Temáticos,são as Conferências Livres, que também devem promover a discussão do texto-base da Conferência e seus respectivos eixos temáticos.

Deixe um comentário