Notícias

CFP recebe prêmio em reconhecimento pela promoção da cidadania e dos direitos humanos LGBT

No dia 14 de março o Conselho Federal de Psicologia recebeu o prêmio Dignidade Solidária, oferecido pelo Grupo Dignidade em reconhecimento ao seu trabalho com a causa LGBT, inclusive pela  defesa pública dos materiais educativos do Projeto Escola Sem Homofobia. O Grupo Dignidade é uma organização não governamental paranaense que promove, em âmbito municipal, estadual e federal, a defesa e promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
 
Além do CFP, outras entidades e pessoas receberam o prêmio em reconhecimento da sua contribuição para a plena cidadania LGBT. O CFP foi premiado em nível federal e o conselheiro do CFP, Celso Tondin estava presente na cerimônia de entrega da premiação. Em seu discurso, destacou a resolução 001/99, editada pelo CFP, que estabelece normas de atuação para psicólogos em relação à questão da orientação sexual. Conforme relatou ao site do POL, na entrega do prêmio, Tondin também recordou a recente integração do CFP ao Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT (CNDC/LGBT).
 
O CNDC/LGBT faz parte da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e promove o combate à discriminação e a promoção e defesa dos direitos LGBT em nível nacional, guiando para isso ações governamentais. O CFP, com seu aporte teórico e sua representatividade, poderá contribuir nas ações afirmativas propostas pelo Conselho.

Deixe um comentário