Notícias

Começou o I Encontro Nacional de Redes de Atenção Psicossocial

Teve início nesta quarta-feira, 4 de dezembro, e segue até o dia 6, o 1º Encontro Nacional de Redes de Atenção Psicossocial (RAPS), em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Promovido pela Secretaria Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, o evento será aberto às 14h, no Expotrade, e contará com a presença do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães; do coordenador nacional de saúde mental, Roberto Tykanori; e do secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda.

O encontro tem como objetivo o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, reunindo os pontos de atenção e serviços da rede, seus usuários, familiares e parceiros. São esperados mais de 4 mil participantes de todo país, que irão trocar experiências e debater as boas práticas e consolidação da Rede de Saúde Mental.

A vice-presidenta da Federação Nacional dos Psicólogos (FenaPSI), Shirlene de Lima, participa do evento e tem grandes expectativas com os resultados que a troca de experiência possa levar a todo o país.

“É fundamental acompanhar a pauta da saúde mental, para discutir avanços da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Estou orgulhosa por fazer parte deste momento, principalmente pelo lançamento que teremos aqui amanhã, de um movimento que vem fazendo muita diferença em estados como a Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro”, disse.

Shirlene se refere ao lançamento da Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos no estado do Paraná, que acontece amanhã, às 17h, na programação do Encontro. Farão parte da Frente o Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi), o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS), o Conselho Regional de Psicologia (CRP), o Coletivo da Luta Antimanicomial, o Movimento Nacional da População em Situação de Rua, dentre outras instituições.

A Frente estadual de Drogas e Direitos Humanos reúne pessoas, coletivos e instituições no debate das Políticas Públicas, na realização de ação direta, na mobilização social e na difusão de informações na área dos Direitos Humanos das pessoas que usam drogas. É formada, em sua maioria, por trabalhadores das diferentes redes públicas, coletivos, usuários, instituições e conselhos profissionais com histórico de mobilização e luta nesta área. 

RAPS

Instituída pela portaria nº 3.088, em 2011, a RAPS reforça a Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/01, na busca pela consolidação de um modelo de saúde mental de base comunitária. 

O Encontro possibilitará um espaço de interação, troca, apoio e articulação entre os diversos atores institucionais e comunitários que compõem a RAPS, fortalecendo as redes e os colegiados regionais e estimulando a realização de encontros regionais.

Sua realização propiciará a troca de experiências locais e dará visibilidade às boas práticas de implementação e consolidação da RAPS.

Deixe um comentário