Notícias

Comemore o Dia da (o) Psicóloga (o) no Sarau do CRP

Parabéns, psicólogos e psicólogas do estado de São Paulo.

Para comemorar, o CRP/SP tem uma programação especial, esperando por você, na sede, em Pinheiros, zona oeste da capital.

Confira!

Sarau do Dia da(o) Psicóloga(o)

Programação:

19h – Tiago Henrique Cesário de Sousa – Poesias
Leitura (Auditório CRP SP)
Exposição (Espaço Psi) – Nasci em Santo André e resido em São Paulo há 15 anos. Sou filho de emigrantes nordestinos e desde cedo tive a influência das poesias de cordel escritas por meu avô materno. Escrevo pequenas histórias e poemas a partir da minha relação com o mundo e com o outro, refletindo sobre meus sentimentos, sensações e vivências. Esta também é a forma que compartilho com o outro, pois a partir do momento que publico algo, isso já não pertence só a mim, mas a todo aquele que dali retirar alguma reflexão sobre si e seu mundo. Tenho hoje 36 anos, estou casado há 12 com Marcia, a pessoa que fomentou em mim o sonho de escrever e sou pai de três, Mainá, Francisco e Clarice, três pessoinhas que não param de me surpreender.

19h07 – Cláudio Loureiro – Voz e Violão (Auditório do CRP SP)
Cláudio Loureiro, além de psicoterapeuta também é compositor e cantor. No ano de 2013 lançou pela Tratore seu primeiro CD- chamado “Madeira”. O estilo das suas composições traz bastante influência do cancioneiro da música de raiz. O trabalho vendo sendo divulgado pela Rádio USP de Ribeirão Preto, Rádio UNESP de Bauru e a Rádio Monte Verde.

19h14 – Ida Maria Merighi – Poesias
Leitura (Auditório CRP SP)
Exposição (Espaço Psi) – Trabalhei muito anos no meio editorial. Fiz cursos para aprimoramento dentro da empresa, o que escrevia saía com cara de poesia, mesmo que fosse para escrever um conto. Fui incentivada a escrever poesia. Essa poesia que inscrevi para o sarau é uma experiência que vivencio com minha mãe, que tem Alzheimer. Numa hora muito dolorida, quando todos dormiam e eu insone, uma frase martelava meus pensamentos: se eu tiver Alzheimer não quero viver. Foi escrita às 03.15 horas da manhã. A relação não é com a psicologia, é com a vida.

19h21 – Marcia Luiza Trindade Corrêa de Melo e Flávia Cristina Trindade Corrêa Barros – Dança do Ventre (Auditório CRP SP)
A dança do ventre me ajudou a ser uma pessoa mais saudável, mais feliz e mais feminina. Escolhi uma apresentação de rotina clássica, com a minha irmã gêmea, Flávia Cristina Trindade Corrêa Barros, que dança comigo há 10 anos, para mostrar a vocês um pouco da diversidade dos ritmos árabes.

19h28 – Idalúcia Garcia de Araújo – Esquetes Teatrais (Auditório CRP SP)
Formada há 38 anos pela PUC SP, sempre acreditei no enfoque complementar para abordagens terapêuticas. A música, as artes visuais, o trabalho corporal, tudo é somado para se obter o melhor resultado para o indivíduo que ali está. Somos um todo complexo e abordagens que visam alcançar esse todo são bem vindas. Acredito também que transmitir ideias e conceitos através de textos dramatizados é uma forma de se aproximar das pessoas e com elas interagir. Através de textos teatrais e dramatizações, temos alcançado pessoas com diferentes faixas etárias, níveis sócio econômicos e culturais. Extraímos de situações cotidianas e corriqueiras textos bem humorados que retratam o dia a dia, que não deixa de ser divertido e único.”

19h35 – Lilia Schützer de Magalhães – Flauta Transversal (Auditório CRP SP)
Sou psicóloga clínica há relativamente poucos anos, me formei como psicoterapeuta no ano de 2008, apesar de ter completado o Bacharelado em 1989, portanto 19 anos antes. Minha estória com a flauta é ainda bem mais antiga, começou quando era adolescente com a flauta doce passando depois para a transversal. A vida dá muitas voltas, é cíclica…
Quando adolescente a música e a respiração assumiram grande importância em minha vida. A necessidade de se desenvolver a respiração para se tocar a flauta transversal levaram-me à prática da Yoga também.
Flauta, Yoga, respiração, datas… o que tudo isso tem a ver com a psicologia? Muitas são as possibilidades de se estabelecer vínculos dentre estes temas aparentemente tão diversos. Vou eleger os que me parecem mais significativos: a respiração e a emoção.

19h42 – Miriam Leirias – Crônica
(Auditório CRP SP) – Pretensa escrevinhadora, a partir da busca de sua ancestralidade.
Para tanto, participa de cursos e oficinas. Escreveu o livro “Se o Nó Está Difícil, Sopre”, pela Agbook.

19h49 – Osvaldo Rocha – Dança das Cadeiras (Auditório CRP SP)
O presente trabalho/DEC tem como objetivo examinar os aspectos sociais, terapêuticos e subjetivos da Dança em Cadeira, bem como seus efeitos na reconstrução do feminino em mulheres aferidas com o câncer de mama, promovendo o diálogo a partir da visão dessa modalidade, como um tratamento complementar possibilitando mudar o foco da doença para à mulher, com o tratamento elaborando durante o processo da dança o envolvimento com o corpo e mente em equilíbrio, autoestima e principalmente autonomia, possibilitando a paciente de sair da condição de vitimização e tomar a frente de sua vida.

19h56 – Benigna Nazaré Torrão – Poesia e Música (Auditório CRP SP)
Psicóloga, Gestalt terapeuta, pós-graduada em Musicoterapia, com formação musical em piano erudito. “A poesia, a música, enfim, as artes em geral, além do caráter lúdico e recreativo, constituem-se em vivências ricas e transformadoras, sendo um canal de expressão, de liberação de emoções, sentimentos, ideias, portanto, valioso recurso terapêutico a ser utilizado com excelência.

20h03 – Beatriz Ananias e Marcos Vinícius Santana – Dança (Auditório CRP SP)
A Dança abre espaço para o encontro consigo mesmo e o outro, conduzida pela musicalidade interna que nos move para um relacionar-se recheado de troca e descobertas. A Dança Terapia convida o outro a experimentar lugares novos, potencializando suas capacidades de existir. Esse trabalho não se atém a perfeição dos passos, mas sim ao novo experienciar de cada momento como o viver a vida.

20h10 – Regina Puglia – Voz e Acordeon (Auditório CRP SP)
Há muitos anos canto em diferentes grupos, madrigais, corais, etc. Atualmente faço parte de um trio em que canto e toco acordeon e sou acompanhada por dois violonistas. Nosso repertório é bem variado e costumamos tocar MPB, Jazz e músicas autorais.

20h10 às 20h17 – Tânia Pessoa de Lima – Danças Circulares (Espaço Psi)
Dar as mãos, compartilhar, cooperar. No círculo, estamos equidistantes do centro. Ninguém está em cima, embaixo, atrás ou na frente. O desafio maior nem é a habilidade de dançar, mas de traçar juntos um desenho coletivo. Nele cada um expressa sua singularidade dentro da vivência de unidade. No Instituto de Psicologia da USP as Danças Circulares são um modo de trabalho com grupos desde 2006, realizado pela psicóloga Tânia Pessoa de Lima.

20h às 22h – Katia Loureiro – Exposição de fotografias (Espaço Psi)
“A arte é uma forma de expressão genuína, imagens e suas representações.
A fotografia e os instrumentos tecnológicos oferecem um recurso para o autoconhecimento, isso é válido para os pacientes e para nós todos também”.

20h às 22h – Gabriel Guerra Rivera – Obras de Arte (Espaço Psi)
Nasci na Cidade do México em 1973 e mudei para o Brasil em 2000. Sou formado em Psicologia pela Universidade Nacional do México e desde a minha adolescência me interessei pela pintura ao óleo. Estudei em algumas oficinas de pintura e tive também uma professora particular que me ensinou diversas técnicas.
Os temas que costumo pintar são sempre ligados à natureza: paisagens, cachoeiras, árvores, flores e mar. No entanto, os elementos mais comuns no meu trabalho são as árvores.

Data: 27/8 (quinta-feira)
Horário: 18h30 às 22h
Local: Auditório e Espaço do Psi do CRP SP – São Paulo, Rua Arruda Alvim, nº 89

Inscrição online encerrada!
Ainda há vagas.
Compareça!

Deixe um comentário