Em destaque, Notícias

Conclat irá cobrar de presidenciáveis apoio a “agenda da classe trabalhadora”

Com informações da CTB

A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), um dos principais eventos da agenda das centrais sindicais, será realizada nos dias 11 e 12 de abril. O objetivo da conferência é aprovar a agenda da classe trabalhadora a ser entregue para os candidatos à Presidência da República.

O formato da atividade ainda não está definido. Pode ser presencial, virtual ou híbrido, a depender, sobretudo, da evolução da pandemia de Covid-19. As centrais também deixaram em aberto a possibilidade de concentrar a conferência em um único dia. Uma comissão organizadora, indicada pelas entidades, ficará responsável pela preparação da Conclat.

Para o mês de março estão previstos encontros regionais, que ajudarão a subsidiar os debates da Conferência. Temas como geração de emprego, recuperação de direitos e fortalecimento do sindicalismo devem estar na pauta da Conferência. Porém, as centrais pretendem dar um caráter mais político à Agenda da Classe Trabalhadora, aliando propostas específicas à perspectiva de um projeto de médio e longo prazo para o Brasil.

“É preciso unir os trabalhadores e o movimento sindical em torno de um novo projeto nacional de desenvolvimento, com valorização do trabalho e distribuição de renda”, afirmou Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) durante reunião das centrais ocorrida no dia 26.