Notícias

Conferência Nacional de Saúde Indígena tem nova data e Psicologia estará representada

A 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI), que aconteceria de 26 a 30 de novembro, teve a data modificada. Após reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília (DF), o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, anunciou, oficialmente, que o evento agora será realizado de 2 a 6 de dezembro, na capital federal, e reunirá mais de 1,5 mil delegados.

“Tivemos que alterar por questões logísticas, pois nesse período acontecerão dois grandes eventos em Brasília. Traremos mais de 1,5 mil delegados para a Capital Federal e precisamos dar uma estrutura para todos. Os hotéis estão lotados e isso nos obrigou a empurrar a Conferência para uma semana à frente. Escolhemos essa primeira semana do mês de dezembro, porque logo mais já começam as festas natalinas”, explicou Antônio Alves.

O secretário informou, ainda, que o aviso de mudança da data já foi feito a presidente do CNS, Maria do Socorro de Souza, e também aos presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), além dos coordenadores.

“Com relação às passagens, não tem problema pra ninguém, porque nós que vamos trazer e levar de volta os delegados, então já estamos providenciando a troca dos voos, e, aos palestrantes, nós pedimos a compreensão”, disse Antônio Alves.

Na oportunidade, a presidente do CNS garantiu que irá reforçar o comunicado sobre a mudança da data da Conferência junto aos conselheiros.

“Agora, a partir da declaração oficial do secretário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), iremos trabalhar para que todos sejam devidamente informados”, garantiu Maria do Socorro, solicitando que o Ministério da Saúde estenda o convite também para os demais ministérios.

“Se formos olhar o compromisso do governo federal com a política indigenista, o que mais andou foi a Saúde. A experiência inovadora, apesar de todas as dificuldades, ainda foi a Saúde. Então, eu acho que essa é uma tarefa do Ministério da Saúde de articular as suas secretarias específicas, de colocar isso como uma proposição. Não dá para chegar na Conferência sem ter uma proposta exequível de governo. É importante o governo se colocar num conjunto de trâmite de ministérios e fazer um esforço para levar também a representação governamental”, ressaltou Maria do Socorro.

O secretário da Sesai avisou que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, irá encaminhar o convite com a nova data para os outros ministérios e secretarias, inclusive para a presidente Dilma Rousseff, que já até sinalizou a sua participação na abertura da 5ª CNSI.

“Vamos estender o convite para o presidente da Câmara e do Senado, para que também possam ouvir os clamores dos índios”, finalizou Antônio Alves.

Psicologia representada

As etapas distritais da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena priorizaram a participação dos indígenas trabalhadores de Saúde vinculados à Sesai. Porém, a partir da abertura de algumas vagas para o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Federação Nacional dos psicólogos (FenaPSI) se adiantou e garantiu a participação, segundo conta a presidenta da entidade, Fernanda Magano, delegada pela primeira vez na CNSI.

“A proposta é dar continuidade ao trabalho que as entidades de Psicologia têm desenvolvido, como o acompanhamento das questões de disputa dos Guarani-Kaiowá no mato Grosso do Sul. A FenaPSI também vai contribuir no debate candente sobre as questões de Saúde Mental nas comunidades indígenas, já que há relatos de drogadição, alcoolismo e de tentativas de suicídio, dentro outras que afetam a Saúde Mental”, afirmou Fernanda.

O objetivo da 5ª CNSI é aprovar diretrizes para as políticas de saúde executadas nas aldeias, por parte dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).

Veja aqui a programação completa do evento.

Deixe um comentário