Em destaque, Notícias

Congressão vira palco de esperança por tempos menos sombrios

Por Norian Segatto

Uma típica chuva de final de tarde se abateu sobre o céu paulistano no dia 11 de novembro, horas antes da abertura oficial do 6º Congresso Brasileiro de Psicologia, ciência e profissão. Os comuns transtornos causados no já carregado trânsito de São Paulo, a saída para um feriado prolongado, metrô lotado e outras barreiras, não impediram que as milhares de pessoas inscritas chegassem, mesmo com algum atraso, à abertura do Congresso, que aconteceu no Memorial da América Latina, simbólico espaço de resistência democrática.

Auditório do Memorial da América Latina ficou lotado para a abertura do 6CBP

Aos poucos, o enorme auditório do espaço foi se tornando pequeno para o afluxo de estudantes, profissionais e convidados, vindos de todos os estados do país. Não à toa, o evento de cinco dias organizado pela Fenpb (Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira) é conhecido na categoria como “Congressão”.

Durante os quatro dias seguintes, os cerca de 6.500 inscritos tiveram acesso a mais de 3.100 trabalhos, 47 minicursos, 22 conferências, além de feira de livros, atividades lúdicas educacionais, apresentações culturais e muita troca de informação. Diariamente, 120 salas da Faculdade Uninove, sede do evento, estavam ocupadas com alguma atividade.

Momento marcante da abertura na homenagem às vítimas da Covid 19

“A expectativa para esse Congresso era muito grande porque ele poderia se dar em dois cenários absolutamente distintos: um deles, com a continuidade desse governo de ódio e destruição das conquistas sociais e trabalhistas; outro, o da esperança pela volta da democracia e respeito à vida. Felizmente, o segundo projeto vingou e o Congressão refletiu esse clima de esperança; sabemos que ainda serão tempos difíceis, com a extrema direita tentando de tudo para desestabilizar as instituições democráticas, mas já podemos respirar um ar menos tóxico na vida brasileira”, afirma a diretora do SinPsi e membro do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano.  

Neutro é xampu de bebê

Representando o Sindicato em nome do presidente Rogério Giannini, Fernanda Magano saudou os congressistas afirmando que a esperança venceu e fez a plateia ir à loucura quando disse que psicologia é um ato político: “neutro é xampu de bebê”, disparou, arrancando sonoras gargalhadas e aplausos. Confira abaixo:

Fernanda Magano discursa na abertura do Congresso

Participação do SinPsi

Diretoras e diretores do SinPsi São Paulo tiveram participação ativa, tanto na organização do Congresso (o Sindicato foi, oficialmente, uma das entidades apoiadoras) como na apresentação de trabalhos e discussões de temas relevantes para a categoria.

As diretoras Cris Carneiro e Valdeluce Freitas abordaram os desafios da psicologia do trânsito, as dificuldades para o exercício da profissão e problemas regulatórios que precisam ser repensados.

Em sua apresentação, Anderson Dias e Andrea Figueiredo mostraram um pouco da formação do SinPsi, a criação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), em 1983, e as lutas históricas da classe trabalhadora e da categoria das/os psicólogas.

Priscila Takatsu discorreu sobre a criação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a participação da Psicologia no controle social. O entrelaçamento Psicologia e Educação e a implementação da lei 13.935 foi o tema da conversa que as diretoras Marcella Milano e Fernanda Magano apresentaram. Com participação bastante ativa no Congresso, Magano ainda protagonizou outras mesas e apresentações, abordando temas como saúde, questões trabalhistas que dizem respeito especificamente à categoria e aos trabalhadores em geral, questões de saúde mental e estresse no trabalho, entre outros.

O presidente do SinPsi, Rogério Giannini, também presente ao Congresso, participou de rodas de conversa e deu o seguinte depoimento:

“O Congresso gerou uma enorme quantidade de material de pesquisa e iconográfico, a Secretaria de Comunicação do Sindicato está produzindo um vídeo com um ‘resumão’ do Congresso e em breve estará disponível em nosso canal do Youtube”, informa a diretora de Comunicação, Marcella Milano.

Sobre o Fenpb

O Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) se compõe de 27 entidades nacionais, profissionais, estudantis, científicas e sindicais da Psicologia e constitui-se em um espaço de organização e construção coletiva da psicologia brasileira. Entre suas atividades estão:

– Definir políticas e projetos voltados à melhoria da qualificação profissional dos psicólogos;
–  Fortalecer a pesquisa no Brasil;
– Democratizar as entidades representativas de todo o setor;
– Consolidar a relação entre a pesquisa e a prática cotidiana dos psicólogos; · aprimorar o instrumental técnico dos psicólogos.

O Fenpb é a entidade organizadora do Congresso Brasileiro de Psicologia: ciência e profissão.

Related Posts