Em destaque, Notícias

Roda de conversa discute luta antirracista na Psicologia

O Sindicato das/os Psicólogos promove nesta segunda-feira, 21nov, a partir das 19h, a roda de conversa virtual Racismo e saúde mental: o desafio e a conduta antirracista no espaço da Psicologia, que irá contar com as presenças de Gabriel Alves , psicólogo formado pea PUC-RS e membro do Fórum Internacional de Direitos Humanos da Rede Unida e Aurélia Rios, vice-presidente do SinPsi-SP, formada pela Universidade Federal de São Paulo, idealizadora do projeto Repaz Mulher. Aurélia foi, também, secretária do Conselho Municipal de Saúde de Santos.

O evento faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro. A roda de conversa será transmitida pelo canal do Facebook do Sindicato. A mediação fica a cargo do também dirigente do SinPsi, Valter Martins

Existe racismo na Psicologia?

Muitos podem considerar um contrassenso haver alguma forma de discriminação ou racismo em uma atividade que busca compreender a dimensão individual e social do ser humano, mas, sim, existe racismo. “Já tive caso de pessoas que vieram ser atendidas por mim e quando virão que eu era negro ficaram visivelmente constrangidas”, afirma Valter Martins.

Outra questão a ser explorada e identificada é se há diferenças no campo do trabalho ente brancos e negros, tanto nas oportunidades de emprego e ascensão quanto salário e condições de trabalho.

Racismo e saúde mental

Um dos grandes males de nossa contemporaneidade, atacada por dois anos de pandemia e quatro de um governo de ódio gerou estresses em muitas pessoas e categorias profissionais. Os cuidados com a saúde mental são hoje um dos principais desafios de psicólogas/os e outros profissionais da saúde. Diversas pesquisas já mostraram que a pandemia de Covid19 incidiu com maior intensidade a população negra, seja pela vulnerabilidade social e econômica, seja por racismo mesmo. Como esse componente afeta a saúde mental das pessoas e qual é papel da Psicologia e seus profissionais é outro ponto sugerido para a reflexão da roda de conversa virtual desta segunda-feira

Acompanhe pelo Facebook do Sindicato a partir das 19h,

Related Posts