14fev. Por Norian Segatto (texto e fotos)
Teve início nesta quarta-feira, 13fev e segue até o sábado, 15, o 1º Congresso de Psicologia Clínica, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, com o apoio do CFP. Mais de 1700 pessoas se inscreveram para participar do evento, que acontece em um campus universitário em São Paulo.
Sindicato presente
Neste primeiro dia ocorreram diversas oficinas, entre elas a nominada “me formei, e agora, o que devo saber?, que teve apresentação do presidente do SinPsi-SP, Rogério Giannini, da presidente do CRP-SP Talita de Carvalho e do Psicoterapeuta Rodrigo Acioli.

Giannini abordou a atuação sindical, um pouco de sua história, as principais bandeiras, como a jornada de 30 horas, quais são os campos de atuação da entidade na defesa dos interesses da categoria e a importância de toda psicóloga/o se sindicalizar. “Nós realizamos anualmente mesas de negociações com 11 sindicatos patronais”, explicou Rogério.


Talita de Carvalho apresentou o Conselho Regional, suas atribuições e as diferenças entre Conselho e outras entidades, como o Sindicato, por exemplo, mas destacou a importância de atuação conjunta em várias frentes.
Finalizando a oficina, Rodrigo Acioli falou um pouco sobre o que os recém-formados irão enfrentar na profissão, como questões éticas e profissionais, ser um profissional liberal ou trabalhar para um empregador público ou privado, a prática clínica e social entre outros aspectos.
À noite, durante a cerimônia de abertura, Rogério Giannini parabenizou o CRP pela iniciativa do Congresso e a necessidade de se discutir psicologia clínica, lembrando, no entanto, que todas as psicólogas e psicólogos são trabalhadores e que o sindicato existe para defender a todos.

O presidente do Conselho Federal, Pedro Paulo Bicalho, apresentou a grandeza da Psicologia no Brasil, “a maior do mundo” em suas palavras, que conta com mais de 500 mil profissionais e deverá, até o final da década, alcançar a marca de 1 milhão.
A mesa de abertura contou com as participações de Talita de Carvalho (CRP-SP), Mônica França Ribeiro (Unip), Pedro Paulo Bicalho (CFP) – Iraní Tomiatto de Oliveira (ABEP), Christina Ribeiro Neder Cerezetti (ABRAP) e Rogério Giannini (SINPSi).

Transmissão pelo Youtube
O congresso continua nesta sexta-feira e no sábado, o encerramento contará com a participação de Fernanda Magano, diretora do SinPsi e recém-eleita presidenta do Conselho Nacional de Psicologia.
A programação completa pode ser acessada pelo site do CRP-SP e as conferências podem ser acompanhadas pelo canal do Conselho no Youtube.