Em destaque, Notícias

Em reunião no SinPsi, Fernando Pigatto reafirma a potência da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

Texto e fotos: Norian Segatto

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, esteve na sede do SinPsi nesta segunda-feira, 7 de agosto, em reunião com o presidente do sindicato, Rogério Giannini e com Fernanda Magano, diretora da entidade e também membra da mesa diretora do CNS.

Um dos temas abordados na conversa foi a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5CNSM), que acontece de 11 a 14 de dezembro, em Brasília. “Nosso objetivo é envolver o maior número de pessoas possível, de profissionais de saúde, gestores, usuários e familiares, para podermos fazer um vigoroso evento, que aponte diretrizes da luta antimanicomial, no cenário de reconstrução do país”, afirmou Pigatto.

Rogério Giannini destacou a importância da conferência acontecer ainda este ano, “colada” à realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu em julho. “Apesar das dificuldades de realizar dois grandes eventos na saúde em um período curto, e com a proximidade do final do ano, como será na Conferência de Saúde Mental, é muito bom aproveitar o acúmulo de debates e a ‘empolgação’ com os resultados da 17ª para alavancar um grande debate sobre a saúde mental no país pós pandemia e pandemônio”.

Fernando Pigatto, Fernanda e Rogério

Fernanda salientou que a Conferência de Saúde Mental irá envolver muitos atores de todo o país, a exemplo do que ocorreu com a 17ª Conferência. “Há uma complementariedade, pois o cuidar da saúde mental e a luta contra o financiamento público das comunidades terapêuticas também estiveram presentes nas reflexões e debates ocorridos na Conferência Nacional de Saúde”.

PodSin

Após a reunião, Pigatto e Fernanda Magano concederam uma entrevista ao PodSin, o podcast do SinPsi. A conversa irá ao ar nos próximos dias.    

Related Posts