De 25 a 27 de agosto acontece na Praia Grande o 16º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CECUT), evento que reunira mais de 700 pessoas para discutir sobre os caminhos da luta da classe trabalhadora na retomada por direitos, contra a tendência crescente de precarização das relações de trabalho.
De baixo pra cima
O processo de escolha dos delgados/as ocorre por meio dos sindicatos filiados à CUT, que convocam assembleias específicas para discutir os pontos que serão abordados no CECUT, encaminham sugestões de propostas e análises para fazerem parte dos debates do Congresso e escolhem os representantes da categoria.
O SinPsi estará presente no Congresso com seus representantes que foram escolhidos em assembleia.
“Nosso congresso ocorre após um período de intensas lutas, que vão da resistência ao golpe contra a presidenta Dilma até a defesa da nossa democracia e da liberdade do presidente Lula. Estivemos à frente da mobilização e da organização de duas greves gerais contra as reformas Trabalhista e da Previdência e promovemos inúmeros atos públicos, carreatas, sem contar o enfrentamento à maior crise sanitária do século, com protestos em defesa da vacina e das vidas”, afirma o presidente da CUT-SP, Douglas Izzo.
O CECUT irá definir um conjunto de estratégias de lutas para o período 2023/27
Central comemora 40 anos
O 16º CECUT antecede o 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que traz como tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”. O evento nacional ocorrerá de 19 a 22 de outubro e se destaca em 2023 por ser o ano em que a CUT Nacional celebra seus 40 anos de existência e de luta por um Brasil com democracia, direitos sociais e trabalhistas.
_________________
Com informações CUT-SP