Notícias

CRP promove evento sobre racismo, sexismo e homofobia

A Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es – ANPSINEP -, em parceria com o CRP/SP, convida a todas/os para participarem da atividade “Discriminação e sofrimento psíquico: Racismo, sexismo e homofobia”, dia 29 de agosto, das 9h às 18h.

O evento visa produzir um momento de encontro entre psicólogas/os e pesquisadoras/es comprometidas/os com o enfrentamento ao racismo, de modo a aprofundar a reflexão sobre as discriminações e suas interseccionalidades.

A ANPSINEP tem como objetivo “Implementar ações de enfrentamento ao racismo e suas interseccionalidades com vista a sensibilizar, organizar e articular psicólogas(os) comprometidas(os) com o tema da psicologia e relações raciais”.

Confira a progamação:

Evento: “Discriminações e Sofrimento Psíquico: Racismo, Sexismo e Homofobia”

Data: 29 de agosto (sábado)
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório do CRP SP
Endereço: Rua Arruda Alvim, 89 – Jd. América – São Paulo/SP.
Entrada gratuita

9h às 9h30 – Credenciamento e Café de Boas-vindas

9h30 às 10h – Mesa de Abertura

Elisa Zaneratto Rosa – Conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06.

Maria Lúcia da Silva – Psicóloga, clínica psicanalítica, especializada em trabalhos em grupos com recorte de gênero e raça. Diretora-Presidente do Instituto AMMA Psique e Negritude. Coordenadora Geral da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es). Empreendedora Social da Ashoka.

Ivani Francisco de Oliveira – Psicóloga membro da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicóloga Social) – núcleo do grande ABC. Compõe o Núcleo Questões da Terra/Etnia/Raça no CRP SP e o Subnúcleo Psicologia e Relações Raciais. Atua como agente comunitária no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no município de Santo André.

10h às 13h – Mesa “Discriminações e Sofrimento Psíquico: Racismo, Sexismo e Homofobia”.

Palestrantes:

Kabengele Munanga – Possui Graduação em Antropologia Cultural pela Université Officielle Du Congo à Lubumbashi (1969) e Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1977). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando nos seguintes temas: racismo, identidade, identidade negra, África e Brasil.

Lia Vainer Schucman – Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2012). Pós-doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, atual. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, branquitude, racismo, educação intercultural, identidade e violência.

Mediadora:

Maria Lúcia da Silva – Psicóloga, clínica psicanalítica. Coordenadora Geral da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es). Diretora-Presidente do Instituto AMMA Psique e Negritude. Empreendedora Social da Ashoka.

10h às 13h – Intervalo

14h às 16h – “ANPSINEP e sua regionalização: estratégias para sua efetivação”

Grupos de Trabalho

Grupo 1 – Coordenação:

Márcia Maria da Silva – Psicóloga pelo Centro Universitário de Brasília. Colaboradora eventual do jornal o Miraculoso, com reflexões sobre relações raciais e psicologia. Servidora do Ministério da Justiça. Atuou na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR. Integrante do GT Racismo e Saúde Mental e Representante do CRP 01, junto a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPIR/D.

Grupo 2 – Coordenação:

Maria Conceição Nascimento – Psicóloga. Graduação em Psicologia – Universidade Federal Fluminense – UFF. Especialização: Raça, Etnias e Educação no Brasil – PENESB/UFF. Mestrado em Psicologia – Estudos da Subjetividade – PPGP/UFF. Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Coordenadora do Eixo Relações Raciais da Comissão de Direitos Humanos do CRP/RJ.

Grupo 3 – Coordenação:

Glaucia Maria Dias Fontoura – Psicóloga do NEABI-UNISINOS. Graduação e Licenciatura em Psicologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialização em Políticas Públicas de Gênero, Raça e Promoção da Igualdade, pela PUC-RS e colaboradora da Comissão de Políticas Públicas do CRP SP.

16h às 18h – Plenária

18h – Encerramento

Informações:
Departamento de Eventos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06
Tel.: 11 – 3061.9494, ramais 334, 336, 337, 355, 356 e 357
E-mail: eventos04@crpsp.org.br

Estacionamento: Car Park
Rua Cardeal Arcoverde, 201, Jardim América, São Paulo, SP
Para obter o desconto, retire o selo na recepção do CRP SP.

Deixe um comentário