Notícias

Curso de atualização para psicolog@s do trânsito debate novas propostas para a área

Discutiu-se, entre outras coisas, a necessidade de pesquisas na área de avaliação psicológica

No último dia 16, foi realizado no Detran SP a  atualização  para psicólogos. Em parceria do Detran/SP com o Conselho Federal de Psicologia, o objetivo do curso foi o aprimoramento na área de Perícia em Psicologia do Trânsito e elaboração de novas propostas no âmbito Nacional. Os principais tópicos foram:
 
 – História da Avaliação Psicológica do Trânsito
 
 – Ética em Avaliação Psicológica
 
 – Atenção, Memória, Inteligência e sua relação no ato de dirigir
 
 – Personalidade e sua relação com o dirigir
 
 – Entrevista inicial, devolutiva, elaboração de laudos
 
Estavam presentes os Conselheiros Rogério Giannini Presidente do CFP, Regiane Piva do CRP/SP, Eduardo Moita do CRP Piauí, Rafael Vanardo do Depto de Credenciamento, e Maxuel Vieira presidente do Detran/SP.
 
O debate mostrou a importância da Avaliação Psicológica Pericial no processo da CNH para todos os condutores. Hoje a legislação não obriga o motorista amador a passar por nova avaliação psicológica no período de cinco anos, como acontece nos casos de motoristas profissionais.
 
Tentando garantir a integridade física e mental do condutor que faz parte do universo do Trânsito sujeitos a situações adversas  na condução do veículo, discutiu-se a necessidade de pesquisas na área de Avaliação Psicológica que comprovem a sua eficácia e  motivem os técnicos a desenvolver novos caminhos para área.
 
Se atentou também para o desenvolvimento de novas abordagens no trato com o candidato em condição especial, além da edição de vídeos explicativos para entendimento do candidato sobre a avaliação psicológica.
 
No âmbito dos processos éticos, o CRP informou que apenas 1% dos processos são na área de Trânsito,o  que é um dado positivo em relação a quantidade de psicólogos no estado de São Paulo.
 
A data do novo curso, que acontecerá no mês de novembro, ainda não está marcada. Fiquem atentos a nova divulgação. 

Deixe um comentário