Notícias

CUT deve aproveitar o vigor das ruas para intensificar o processo de renovação no movimento sindical

Para o presidente da CUT, é preciso resgatar a trajetória de luta da Central e retomar a campanha por autonomia e liberdade sindical

Presente na reunião do Coletivo Nacional de Juventude da CUT, o presidente da Central, Vagner Freitas, afirmou que a juventude CUTista deve aproveitar o vigor das ruas para resgatar a trajetória de luta da Central, retomar a campanha por autonomia e liberdade sindical e intensificar o processo de renovação dos sindicatos e diretorias.

Para ele, é preciso garantir a renovação na estrutura sindical, com limitação dos mandatos, que possibilite cada vez mais a participação dos jovens na política. “Os sindicatos CUTistas tem a obrigação de inserir em seus estatutos pontos essenciais como a limitação do tempo de mandato, cota de gênero, democracia interna, cota de renovação, assembleia  de previsão orçamentária, além de trazer para o centro da conjuntura a retomada da luta pela autonomia e liberdade sindical, que possibilite ao trabalhador a livre escolha, com um sindicalismo desatrelado do Estado, partido político ou governo”, disse.

De acordo com Vagner, o momento de disputa de concepção desafia a juventude a politizar o debate no mundo e, em especial, no Brasil, para intervir e conscientizar a sociedade. “E a CUT tem a responsabilidade de participar ativamente com o corte de classe da Central, com as bandeiras da classe trabalhadora que vincula com os anseios e necessidades da juventude e da população”, elencou.

Maria Faria Godói, secretária geral adjunta da CUT, elogiou a intervenção da juventude CUTista nas mobilizações de junho e no debate sobre os futuros desafios. “Foi uma importante atuação da Secretaria de Juventude para que as decisões da CUT fossem as mais acertadas.”

Deixe um comentário