Notícias

CUT e bloco Pinto do Visconde sairão às ruas do Brás nesta sexta, dia 1º

Moradores e trabalhadores/as do bairro são convidados a participar com marchinhas e brincadeiras no próximo dia 1º de fevereiro

O antigo bairro do Brás não tem apenas comércio, mas também muitos moradores e um Bloco de Carnaval: o “Pinto do Visconde”, que vai sair às ruas pelo seu quarto ano. Fundado por um grupo de amigos que se reunia no bar Absoluto, localizado na esquina das ruas Visconde de Paranaíba e Caetano Pinto, próxima à estação do metrô, a festa tradicional tem apoio da CUT Nacional e da CUT São Paulo, que têm as suas sedes localizadas na região.

A junção das ruas deu o nome ao bloco carnavalesco. “Desde sua construção, o objetivo sempre foi estabelecer uma interação entre os funcionários da CUT e os trabalhadores da região com a comunidade local. Ainda, voltar também um pouco aos carnavais tradicionais, com marchinhas e brincadeiras”, relata Silvia Linhares, uma das organizadoras do bloco.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças da CUT/SP e dirigente do Sindicato dos Químicos de São Paulo, Renato Zulato, a cada ano o bloco tem mais visibilidade. “A boa parceria e o processo de integração com a comunidade resultou na participação de um maior número de dirigentes, funcionários e trabalhadores de base – de diferentes sindicatos filiados à CUT, que ajudam a divulgar a festa”, diz.

Segundo Silvia, o Bloco traz alegria para o bairro. “Para o local isso é muito importante porque ali não há nenhuma diversão cultural. Nesse período percebemos que existe uma aglomeração maior da comunidade”, afirma.

Para Renato, o bloco tem também um caráter de transformar essa relação CUT e comunidade em cobranças políticas.  “A integração visa também reivindicar, do poder público e das autoridades que são responsáveis pelo Brás, melhorias que são necessárias como transporte, segurança e limpeza”, ressalta o dirigente.

Neste ano, o Bloco Pinto do Visconde sairá no dia 1º de fevereiro, do bar do Gerson, localizado ao lado da Central Única dos trabalhadores, à Rua Caetano Pinto, nº 611. A concentração será às 18h, com saída às 21h pelas ruas próximas.

O ‘esquenta’ inicial será puxado pela Escola de Samba Colorado do Brás (leia mais) e a animação seguirá com a Banda do Peru. Antônio Marcos Dascânio, o Dasca, da Secretaria de Política Sindical da CUT/SP, será coroado como o Rei Momo e a faixa de madrinha será entregue à Magali, antiga moradora do Brás.

De acordo com a tradição, o bloco parte somente após o ritual conhecido como a lavagem das escadarias do Gerson, ainda que o bar não tenha escadas. A atividade faz referência à lavagem das escadas da Igreja do Bonfim, em Salvador. “Fazemos uma limpeza espiritual do bloco com um padre e um pai de santo”, conclui Silvia.

O Bloco convida desde já a todos/as para sair às ruas do Brás. Leia, abaixo, a letra de samba tradicional.

Pinto do Visconde

de Sérgio dos Santos

 

Deixaram o galinheiro aberto

Que azar, O visconde não viu!

Isso é que dá ser desatento!

O Pinto do Visconde fugiu.

Por favor, ajude a encontrar

Junte-se a nós com garra e devoção!

Esse Pinto é muito esperto

Gosta de vinho, mulherada e azaração!

(Refrão)

Já procurei pelo Brás

Já fiz coisas que ninguém faz!

A pergunta que ninguém responde

Onde é que está o Pinto do Visconde?

A panela não é o seu lugar

Isso nunca, onde já se viu!

Ele não tem destino certo

Foi por isso que o Pinto fugiu!

(Refrão)

 

SERVIÇO

Saída do Bloco de Carnaval Pinto do Visconde

Quando: 1º de fevereiro de 2013, com concentração a partir das 18h

Onde: Rua Caetano Pinto, nº 611, no bairro do Brás

Deixe um comentário