Em destaque, Notícias

CUT e outras entidades manifestam apoio à fala de Lula sobre conflito Israel x Palestina

21.fev.2024 Por Norian Segatto

Durante sua recente viagem ao Egito e Etiópia, o presidente Lula novamente manifestou sua preocupação com a escalada dos bombardeios de Israel à Faixa de Gaza, que já provocaram mais de 30 mil mortes, entre essas, milhares de crianças e mulheres. As cenas que chegam pelas redes sociais são chocantes. Lula afirmou “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”.

A frase do presidente da República teve imediata repercussão internacional. O governo de extrema direita de Israel considerou Lula “persona no grata” e várias entidades sionistas (é sempre bom nunca confundir sionismo com antissemitismo) criticaram a fala, pedindo retratação.

Na outra ponta, entretanto, muitas entidades, personalidades políticas, acadêmicas e sociais, como a atriz norte-americana Susan Sarandon, se manifestaram em apoio às declarações e reforço o apelo pelo imediato cessar-fogo.

Uma das entidades que se manifestou publicamente foi a Central Única dos Trabalhadores (CUT), à qual o SinPsi é filiado. Como entidade sindical profundamente vinculada à luta pelos direitos humanos, o SinPsi condena os ataques de Israel e a tentativa de genocídio por parte do governo extremista de Benjamin Netanyahu. Em pouco mais de 100 dias de conflito, os ataques de Israel já mataram 1,2% da população de Gaza; comparativamente ao número de habitante, tal magnitude representaria no Brasil 3,4 milhões de pessoas assassinadas.

Confira a seguir a nota da CUT

Nota em solidariedade ao Presidente Lula após declaração sobre os crimes de Israel contra a humanidade

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), apresenta sua total solidariedade ao Presidente Lula contra os duros e injustos ataques que está sofrendo da extrema direita, do sionismo e da grande imprensa, cúmplices dos crimes que o governo de Israel comete contra o povo palestino e a humanidade.

As declarações do Presidente Lula durante coletiva à imprensa nesse domingo (18), na Etiópia, estão amparadas no direito internacional e na recente decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ), em julgamento dos crimes do governo de Israel que incluem matar civis palestinos na Faixa de Gaza; causar graves danos mentais e corporais na população; impor, de forma deliberada, condições para causar destruição física em um grupo. Atos do governo de Israel que tipificam o crime de genocídio.

Vale destacar que a Corte Internacional de Justiça segue analisando outras acusações da África do Sul contra o governo de Israel por violação da Convenção das Nações Unidas sobre “genocídio” na Faixa de Gaza.

O Presidente Lula com suas declarações honrou os versos do poeta e diplomata brasileiro Guimarães Rosa que já nos alertava que “o que a vida quer da gente é coragem!”. Sim, pois é preciso coragem para desmascarar a indústria internacional do medo patrocinada pelo governo de Israel que tenta inclusive silenciar jornalistas no Brasil com ameaças e processos.

A CUT, que defende a revogação de todos os acordos militares que o nosso país possa ter com Israel, não poderia deixar de solidarizar-se com o Presidente Lula que rompeu relações de obediência ao status quo israelense e reestabeleceu uma posição humanitária e soberana no cenário conturbado da atual geopolítica global.

Toda solidariedade ao Povo Palestino!

Cessar-fogo já!

Não ao massacre e genocídio!

Sim à paz e não à guerra!

_________________

Foto: Mahmoud Issa/Reuters

Related Posts