destaque, Em destaque, Notícia, Notícias

“Saúde não é gasto”, diz Lula na Conferência Livre de Saúde

A data não poderia ser mais emblemática, 5 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional da Saúde, instituído em 1967 em homenagem a Oswaldo Cruz, pioneiro no estudo de doenças tropicais. Desde as 9 horas, centenas de pessoas vindas de todo o país, participavam dos debates e reflexões sobre os caminhos da saúde no Brasil, os problemas e alternativas para o desmonte imposto pelo atual governo, explicitamente incentivador da medicina privada.

A atual presidente do SinPsi, Fernanda Magano, membra do Conselho Nacional de Saúde, destaca a riqueza dos debates, que envolveram diversos temas e abordagens, como a luta antimanicomial e o financiamento público do sistema, e o comprometimento dos atores e segmentos representados na Conferência.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a participação do ex-presidente da República e candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Por cerca de 40 minutos Lula intercalou um discurso que já veio escrito com intervenções oriundas da resposta e calor da plateia e do tema. O ex-presidente apresentou dados de suas gestões na Saúde, os embates travados para financiar o sistema, contra aqueles que consideravam que se tratava de gastos.

Lula finalizou seu discurso afirmando que “cuidar da saúde será um desafio central no meu governo”. Confira abaixo (ou pelo canal do YouTube do Sindicato), a íntegra da intervenção do ex-presidente Lula.

Related Posts