Em destaque, Notícias

Ato dia 7 “esquenta” Conferência Popular de Saúde Mental Antimanicomial

Fonte: CNS – Conselho Nacional de Saúde

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza nesta quinta-feira, 7.out, às 16h, ato virtual de mobilização para a 1ª Conferência Popular Nacional de Saúde Mental Antimanicomial 2021. O evento será transmitido pelo Youtube e Facebook do CNS. A conferência acontece de 9 a 12 de outubro, em formato virtual.

A conferência popular é uma iniciativa da Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental (Fasm), um coletivo formado em dezembro de 2020 após o vazamento de um plano do Ministério da Saúde que previa a revogação seriada das principais portarias que garantem os direitos humanos dos usuários do SUS, no atual modelo de atenção à Saúde Mental no Brasil.

O ato será mediado pela conselheira nacional de saúde Priscilla Viégas, que representa a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato) no Conselho. Os convidados serão Fernando Pigatto, presidente do CNS, Marisa Helena Alves, representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no CNS, Haroldo Pontes, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Moyses Toniolo, representante da Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids). Pela Fasm, o ato contará com a participação dos ativistas do movimento antimanicomial Neli Almeida e Adilson Silva.  Também participarão da atividade representantes dos fóruns do CNS de usuários e trabalhadores do SUS.

5ª CNSM

A conferência popular é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), que será realizada pelo CNS de 17 a 20 de maio de 2022.  O tema da 5ª CNSM será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Related Posts