Notícias

CUT e UFABC realizam certificação do curso sobre racismo no mundo do trabalho

Formação ajudou a fortalecer as discussões sobre discriminação racial na vida e nos espaços de vivência

A CUT-SP, por meio da Secretaria de Combate ao Racismo, e a Universidade Federal do ABC (UFABC), realizam no próximo dia 8, sexta-feira, a diplomação dos participantes do curso de extensão sobre as questões étnico-raciais no mercado de trabalho.

O curso “Desigualdades raciais no mundo do trabalho: as consequências da ideologia racista” foi uma iniciativa piloto voltada para dirigentes e ativistas sindicais do estado de São Paulo. Em parceria inédita com a UFABC, 52 pessoas participaram da formação, que ocorreu na sede da CUT, na região central de São Paulo.

Secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Aparecida diz que a formação foi uma oportunidade para os trabalhadores fortalecerem as discussões sobre discriminação nas empresas. “Entendendo o contexto de como a discriminação ocorre, os sindicatos podem formular novas cláusulas de promoção da igualdade racial e pensar ações de denúncia ao racismo”.

O curso de extensão está cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC, sob responsabilidade de Ramatis Jacino, professor do bacharelado em Ciências Econômicas da universidade. A universidade concederá o certificado aos participantes.

Durante a formação, foi discutido, entre outros temas, o legado científico e cultural dos africanos, o papel econômico, social, político e cultural da escravização, a diminuição das desigualdades raciais nos governo Lula e Dilma e o aumento das desigualdades após o golpe de 2016.
Certificação do curso de extensão
8 de junho de 2018
A partir das 18h
Sede da CUT-SP – Rua Caetano Pinto, 575 – Brás – São Paulo (SP)

Deixe um comentário