Notícias

CUT faz 1º de Maio descentralizado em São Paulo, em 25 localidades diferentes

O Primeiro de Maio que a CUT vai realizar este ano em São Paulo será mais descentralizado que em anos anteriores, com oito grandes celebrações em localidades diferentes, sendo seis em municípios do interior e da região metropolitana e os demais na capital, em dois dos bairros mais populosos da cidade. Além disso, as 17 subsedes da CUT estadual vão organizar atos e mobilizações.

“Nós não temos nenhuma preocupação em fazer um Primeiro de Maio a partir do ponto de vista do mercado, segundo a lógica de quem leva mais gente para shows e sorteios”, explicou o presidente da CUT São Paulo, Sebastião Cardozo, o Tião, durante coletiva de imprensa realizada hoje na sede nacional da entidade. “Estamos vivendo uma conjuntura internacional em que as vozes que defendem a agenda derrotada, aqueles que querem a retirada de direitos, ocupam os espaços que têm para tentar atacar os trabalhadores e trabalhadoras. Portanto, neste ano, discutir mais profundamente e mais diretamente com os trabalhadores sobre os desafios que temos para impedir os retrocessos, exige celebrações de menor porte, mas mais numerosas, para que o debate frente a frente de temas realmente relevantes não se confunda com grandes shows musicais”, afirmou Tião.

Tião e Daniel em coletivaDaniel Reis, secretário de comunicação da CUT-SP, também explicou que o formato das manifestações será mais voltado para as famílias, não só pela distribuição geográfica – “muitos poderão comparecer sem a necessidade de grandes deslocamentos”, disse – mas também pelo investimento em atividades voltadas a todas as faixas etárias.

A experiência das CUTs Cidadãs, que em anos anteriores antecediam o Primeiro de Maio, será aplicada no Dia do Trabalhador em ações de atendimento médico, oficinas para orientação em saúde da mulher e dos jovens e serviços para agilizar a confecção de documentos pessoais como RG e carteira de trabalho. Na celebração que vai acontecer na Zona Zul, no Parque das Árvores da Cidade Dutra, haverá também shows circenses de uma em uma hora, combinados com oficinas para iniciação nesse tipo de arte cênica. “Estamos ampliando o alcance de nosso Primeiro de Maio, apostando na idéia de descentralização que já vínhamos construindo em anos anteriores”, disse Daniel. Em 2008, por exemplo, houve uma grande celebração no autódromo de Interlagos, enquanto no Paço Municipal de São Bernardo ocorria uma manifestação de menor porte, combinadas com outras duas na capital.

*Veja a programação em São Paulo*

Zona Sul de São Paulo – Avenida do Arvoreiro, altura do número 395, Parque das Árvores, Cidade Dutra – próxima à estação de trem do Grajaú. A partir das 9h, shows circenses de uma em uma hora. Das 10h às 18h, shows musicais. Às 15h, pausa para ato político com a presença de lideranças nacionais e estaduais da CUT e lideranças políticas. Ao longo do dia, serviços assistenciais e oficinas

*Programação musical*
Teatro Mágico, Tribo de Jah, Samprazer, Francis Lopes, Marcelo Viola e Ricardo, Francis Lopes, René Sobral, Fabulosa Banda do Coringa, Rosana Bronx, Sniper

Espetáculos e oficinas circenses com o grupo Tapias Voadores (espetáculos de hora em hora, intercalados por aulas de malabares e outras atividades culturais).

*SERVIÇOS*

*Documentos*

IIRGD – Emissão de 1.ª via da Carteira de Identificação (RG). É necessário apresentar a Certidão de Nascimento original (ou cópia autenticada) e duas fotos 3 x 4. Caso o usuário não possua as fotografias, o evento fornecerá gratuitamente. Menores devem estar acompanhados de um dos pais.

Sistecart – Encaminhamento de pedido de Certidão de Nascimento daqueles que nunca tiveram esse documento, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito.

Ministério do Trabalho – Emissão de Carteira Profissional. É obrigatória apresentar o a Carteira de Identificação (RG) original ou a Certidão de Nascimento. Os homens podem apresentar a Carteira de Reservista. É necessária uma foto recente 3 x 4.

Escola Seqüencial – Palestra sobre trabalho e meio-ambiente.

*Educação*

Ciência em Show – Físicos da Universidade de São Paulo (USP) apresentarão um espetáculo direcionado às crianças e adultos com conceitos de física.

*Beleza*

Teruya Cabelereiros – Corte de cabelo feminino e masculino.

*Saúde*

Limpeza de Pele e Massagem – Tratamento de pele e massagem relaxante.

Sindsaúde – Orientação e vídeo sobre Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde da Mulher – Cejam – Coleta para papanicolau, pesquisa e orientação.

Podologia – Clínica JCA – Podólogos cuidam da saúde dos pés.

Pastoral da Criança – Pesagem dos bebês, orientação e a importância da multimistura.

Glicemia – Mediação, orientação e encaminhamento.

Escola Seqüencial – Modo correto e simples de fazer amaciante para roupas e perfumes.

Osteoporose – Exposição e orientação sobre alimentação adequada.

Cardiotech – Pesagem corpórea e aferição da pressão arterial.

Casa da AIDS (USP) – Prevenção, orientações, vídeos e palestras.

Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo – Orientações e vídeos

Escovódromo – Escovação e orientação/higiene bucal.

Fotomática – Emissão de fotografias para documentos.

Oftalmologia – Prevenção do glaucoma e catarata e acuidade visual.

Zona Leste de São Paulo – Avenida Barão de Alagoas, s/n – Praça Lions – Itaim Paulista – próxima à Casa de Cultura Gianfrancesco Guarnieri.

*Programação musical*
Tribo de Jah, Peixelétrico, Flora Matos, René Sobral, Consciência Humana, Rastapé, Farofyno, Violeiros Matutos

Bauru – no Parque Vitória Régia, a partir das 11h. Shows com Com Tribal Acústico, Carioca, Henrik & Manoel, Monte de Bossa, Giovanna Jery e Naomi Sayx, Amigos S/A.

Campo Limpo Paulista – na Praça Castelo Branco, a partir das 16h. Shows com Insist, Samba S/A, Mistura E, Patric e Axel, Impacto Urbano, Rastapé (forró).

Embu – na Rua Maringá – Jardim. Sto. Eduardo, a partir das 17h do dia 30 de abril e a partir das 08h no dia 1.º de maio. Atividades de cidadania e shows com Pedindo Bis, Art Popular e exposição fotográfica das lutas dos trabalhadores.

Guarujá – Praça 14 Bis, a partir das 10h. Shows com Wesley dos Teclados, Modelos do Forró, Banda Tatsu e Banda Estillo. Organização: CUT/SP e CTB.

São Bernardo do Campo – no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, a partir das 14h. Shows com Leci Brandão, Zé Geraldo e Teatro Mágico. Na abertura das festividades, haverá uma prova de pedestrianismo com trabalhadores das empresas da região. No Estádio da Vila Euclides, uma partida de futebol vai reunir sindicalizados de diferentes categorias da região

Taubaté – Avenida do Povo, a partir das 14h. Shows com Escolha Certa, Sensação, Impacto H2, David e Duran, Renato Teixeira e Guto e Nando

Deixe um comentário