Notícias

CUT participa de encontro em Brasília para debater saúde do trabalhador

Evento tem como objetivo priorizar temas e apresentar na 15º Conferência Nacional de Saúde

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) participa, em Brasília, do VI Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CIST), que acontece nesta quarta-feira (1) e termina nesta quinta (2). Com uma plateia de 370 pessoas do Brasil todo, entre eles membros dos CISTs estaduais, municipais, usuários da saúde, entidades, movimentos sociais e populares, tem como objetivo definir 15 prioridades das 209 resoluções que saíram na 14º Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu em 2011 e leva-las para a 15º que vai acontecer em dezembro, deste ano, com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar das pessoas: direito do povo brasileiro”.

As deliberações das Conferências, convocadas pelo Ministério da Saúde, devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias em todas as esferas, municipais, estaduais e nacional.

A Conferência têm várias vertentes, uma delas é CIST, uma comissão que tem entre seus objetivos, o controle social das políticas públicas em saúde do trabalhador em âmbito municipal, estadual e nacional.

A CUT é a central que tem mais participantes nos CISTs no Brasil, quase metade dos 270 que têm a comissão legalmente instituída. O representante da CUT Nacional no evento e coordenador do CIST, Geordeci Menezes de Souza, explica o papel da central neste encontro. “O papel aqui é alinhar a política que a CUT defende e passar nossas propostas para a saúde do trabalhador no âmbito federal”, afirma Geordeci.

“Temos que nos organizar para garantir a permanência da CUT no Conselho Nacional da Saúde, na eleição que acontecerá com a 15º Conferência, em Dezembro”, observa ele.

Deixe um comentário