Notícias

CUT São Paulo realizará encontro sobre Combate ao Racismo nos dias 6 e 7 de novembro

Paridade na Central e o combate à discriminação no local de trabalho estão entre os temas em destaque na programação

A Secretaria de Combate ao Racismo da CUT São Paulo promove encontro estadual nos dias 6 e 7 de novembro, em evento no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. O objetivo é discutir, entre outros temas, os rumos e desafios da CUT em relação à paridade de gênero com recorte de raça nas instâncias da Central, bem como uma avaliação sobre o espaço aos negros/as nos cargos de poder conquistados na última eleição.

“Temos discutido muito a questão da paridade, que é fundamental na Central, mas é preciso debater como a medida se dará em relação ao recorte racial e de que forma as mulheres negras estão inseridas nesse processo”, afirma Rosana Aparecida da Silva, secretária estadual de Combate ao Racismo da CUT/SP.

Baixe aqui o folder virtual e compartilhe para redes sociais e e-mail.

No encontro também será feito um balanço das ações sindicais na questão racial. Pesquisa com dados do Dieese divulgada em julho último, na 14ª Plenária Nacional da CUT, revelou que os negros e pardos são 64,2% na direção nacional da Central e 65,8% na direção das Estaduais. Entretanto, o mesmo levantamento apontou as dificuldades na implementação de políticas de igualdade racial e de combate à discriminação nos locais de trabalho.

“Os negros e mulheres são maioria entre os dirigentes cutistas. Por isso, queremos discutir em que cargos estão e qual atuação sindical têm”, completa a dirigente.

Além dos debates, a abertura do evento terá um coquetel dançante no Café dos Bancários, com a participação do cantor e percussionista Crespo.

Confira a programação e participe enviando sua inscrição previamente no e-mail racial@cutsp.org.br. Outras informações no fone (11) 2108-9178.

Programação

Dia 6/11 (quinta)

16h – Recepção e credenciamento dos participantes
17h – Abertura
20h – Coquetel dançante no Café dos Bancários com o cantor e percussionista Crespo

Dia 7/11 (sexta)

9h – Recepção e credenciamento dos participantes
9h30 – Retrospectiva da questão racial: “Pensar 30 anos da CUT”
10h30 – Cotas: serviços públicos e experiências (Seppir/PR e Prefeitura de São Paulo)
12h30 – Almoço
14h – Debate sobre a população negra nos cargos, paridade de gênero dentro da Central e apresentação de dados do Dieese com estatísticas sobre a população negra
16h – Avaliação 17h – Encerramento 

Encontro Estadual de Combate ao Racismo da CUT São Paulo
Data: 6 e 7 de novembro de 2014
Local: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
Rua São Bento nº 413 – Centro – São Paulo – SP
Inscrições: racial@cutsp.org.br – Informações: (11) 2108-9178

Deixe um comentário