Notícias

CUT/SP celebra o Mês da Consciência Negra com atividades pelo Estado

Ações preveem oficinas, atos e lançamentos de publicações; Entidade realiza seminário sobre a questão racial no contexto político no Brasil no dia 23

A Central Única dos Trabalhadores São Paulo (CUT-SP) promove e participa, ao lado de sindicatos e movimentos populares, de diversas atividades para celebrar e refletir o Mês da Consciência Negra, que ocorre em novembro.

O Mês da Consciência Negra é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, escravizado que se tornou líder do Quilombo dos Palmares, junto com sua companheira Dandara, e que foi assassinado em 20 de novembro de 1665.

Entre as atividades, haverá curso de formação sindical, seminários e atos. Além da capital, as subsedes da CUT-SP em Osasco, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista também planejam ações e que compõem a agenda de participação da Central na Década Internacional de Afrodescendentes, data lançada pela ONU como reconhecimento aos descendentes de vítimas de escravidão e imigrantes africanos que vivem na América Latina.

Confira aqui vídeo da secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Aparecida da Silva 

Ações

Por meio da Secretaria de Combate ao Racismo, a CUT-SP lança uma edição temática do Jornal da Classe Trabalhadora (clique aqui para baixar), com temas que discutem os riscos da continuidade do governo ilegítimo de Michel Temer, que tem promovido ataques aos direitos da população pobre, periférica e trabalhadora. A publicação, que será distribuída na base sindical, traz matérias sobre a desigualdade no mercado de trabalho entre a população negra e a não negra, a importância da Lei de Cotas nas universidades e a violência.

Já nos próximos dias 3, 4 e 5 de novembro, dirigentes sindicais e representantes de movimentos sociais participam do curso de formação “Combate ao Racismo para a Construção da Igualdade Racial”, organizado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT) e a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT).

No dia 18, a subsede da CUT em Osasco fará diversas ações envolvendo as famílias dos trabalhadores, com atrações musicais, oficinas, serviços e exposição de artesanatos da rede de economia solidária, em parceria com a Rede de Valorização e Inclusão de Trabalhadores e sindicatos locais.

Em Campinas, o Coletivo de Combate ao Racismo da subsede terá uma série de atividades, como a apresentação do espetáculo teatral “Carolinas”, em parceria com a Franco Produções. A peça é um monólogo com recorte biográfico de Carolina Maria de Jesus, considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil.

A peça, baseado no livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, publicado em 1960, terá atuação de sindicalistas e integrantes de movimentos sociais de Campinas. A apresentação está programada para os dias 17 e 18 de novembro, às 19 horas, na Academia Campinense de Letras, que fica na Rua Marechal Deodoro, 525, centro de Campinas. Os ingressos serão vendidos a R$15.  

Em 20 de novembro, a militância cutista se junta à tradicional Marcha da Consciência Negra, na Avenida Paulista, que neste ano tem como tema o “Fora Temer – Nenhum Direito a Menos”.

Realizado pela CUT-SP e CUT Nacional, no dia 23 haverá o seminário “A questão Racial no Contexto Político no Brasil”, a partir das 9h, que discutirá o momento atual do país e as perdas de direitos provocadas pelas medidas do governo golpista. 

Confira, abaixo, o calendário das ações pelo Estado de São Paulo. A agenda será atualizada constantemente e, por tanto, pode sofrer alterações nas atividades.

Agenda

17 de novembro – Oficina em São Carlos sobre os coletivos de combate ao racismo;

17 e 18 de novembro – 19h – Coletivo de Combate ao Racismo da CUT Campinas: Apresentação do espetáculo teatral “Carolinas”, em parceria com a Franco Produções. Local: Academia Campinense de Letras, que fica na Rua Marechal Deodoro, 525, centro de Campinas. Os ingressos serão vendidos a R$15. Informações: (19) 3234-0632, 99124-3043 ou (19) 98169-5999;

18 de novembro – Das 9h às 17h – CUT Osasco – Dia da Consciência Negra em Osasco. Local: Sindicato dos Comerciários de Osasco – Rua Antonio B. Coutinho, 118;

18 de novembro – CUT Baixada Santista (atividade a definir);

19 de novembro – 9h – CUT Osasco: Encontro de militantes sindicais para debater a violência da juventude negra na cidade de Osasco (local a confirmar);

20 de novembro – Marcha da Consciência Negra, na Avenida Paulista, com concentração a partir das 11h no Masp;

20 de novembro – Atividade em Sorocaba (a definir);

23 de novembro – 9h – Seminário “A questão Racial no Contexto Político no Brasil”. Local: CUT-SP – Rua Caetano Pinto, 575 – Brás – São Paulo/SP;

25 de novembro – 16h – Comemoração dos 30 anos da criação da Comissão da Mulher Trabalhadora na CUT. Local: CUT-SP – Rua Caetano Pinto, 575 – Brás – São Paulo/SP;

30 de novembro – Ato por ocasião dos 30 da Criação da Comissão da Mulher Trabalhadora na CUT (local a definir);

1 e 2 de dezembro – Seminário Nacional por ocasião dos 30 anos da Criação da Comissão da Mulher Trabalhadora na CUT (local a definir);

3 de dezembro – Centenário do Samba na sede da CUT. Local: CUT-SP – Rua Caetano Pinto, 575 – Brás – São Paulo/SP;

5 de dezembro – Encontro do Inspir (Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial), São Paulo-SP;

11 e 12 de dezembro – Seminário América Latina: os golpes de ontem e hoje e as violações dos direitos humanos, São Paulo/SP (CUT Nacional).

Deixe um comentário