Notícias

CVV: Serviço telefônico de prevenção ao suicídio passa a ser gratuito em todo o país

A OPAS/OMS indica que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo; considerada como um grave problema de saúde pública

O serviço telefônico preventivo ao suicídio, oferecido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), passou a funcionar gratuitamente em todo o país desde domingo (1º). Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu a ampliação do serviço prestado pelo telefone 188.

Pessoas em crise de ansiedade, depressão ou dispostas a cometer suicídio recebem auxílio de voluntários da instituição. Anteriormente, o serviço era cobrado e prestado por meio do 141.

O centro existe há 55 anos e tem mais de 2 mil voluntários atuando na prevenção ao suicídio. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.

Indicador

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) indica que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Com base nisso, o suicídio é um grave problema de saúde pública e que sua prevenção é prioridade para a OPAS/OMS.

Deixe um comentário